NetFlow e Accouting Tools (was => RE: Netfow (era Re: [GTER] NAP Carrier Neutral))

Claus Rugani Topke claus at kerntec.net
Fri Apr 12 15:39:01 -03 2002

At 10:08 12/4/2002 -0700, you wrote:
>Dentro do tema de Accounting, ou determinação das características do
>tráfego dentro da rede (composição, volume, origem/destino, distribuição
>em função do tempo, etc) - o uso do NetFlow/cFlow é apenas uma das
>ferramentas/técnicas disponíveis.
>
>Apesar de ser, creio, a técnica mais utilizada hoje (por "n" razões), não
>é a única disponível, e apresenta certa restrições em alguns cenários, que
>vem de:
>
>i. necessidade de exportar os bilhetes de CFlow para uma máquina externa

As exportações de fluxos evitam a necessidade de consolidar no roteador.
Qualquer consolidação obrigatoriamente faz "perder"
informações. Dependendo da aplicação, a consolidação é desnecessária.
A consolidação envolve recursos de CPU e de memória do roteador, muitas
vezes é melhor exportar para uma máquina
local (através de uma interface 100Mbps). Isso é um dos motivos do porque
os equipamentos não implementam todos os RMONs...

Ou seja, na pratica o NetFlow é mais viável que o RMON..

>ii. bilhetes representam informação de alta granularidade (flow-level),
>consequentemente o volume total de bilhetes a serem exportados é função da
>velocidade das interfaces e características dos flows (principalmente duração)

Sim ! Algumas vezes a granularidade é extremamente necessária, ex:
"detecção de ataques", avaliação de fluxos, comportamento
das conexões...
A granularidade só é dispensável quando se sabe exatamente o que se quer !
Veja alguns exemplos na minha tese no capítulo 8 utilizando BPF (Berkeley
Packet Filter).
http://www.ravel.ufrj.br/publicacoes/teseClaus.pdf

>iii. para mapeamento de informações a nível de AS ou supernets é
>necessário "consolidar" a informação dos bilhetes

Isso pode ser feito no próprio roteador utilizando aggregate do NetFlow V8 !
http://www.caida.org/tools/measurement/cflowd/configuration/configuration-9.html

>iv. existem certas restrições práticas (devido a necessidade de exportar
>os bilhetes para uma máquina remota) de fazer a coleta em múltiplos pontos
>dentro da rede (geralmente a máquina q recebe os bilhetes está em um ponto
>central, etc)

Este problema não está relacionado ao NetFlow, e sim quando se quer
granularidade na coleta do fluxos.
Para resolver basta criar uma estrutura de coleta, colocando máquinas nos
nós principais da rede.

Só lembrando, o Netflow é apenas uma técnica "da Cisco" de se fazer cache
de ACLs, e é aproveitado para ser exportado!
Por sinal uma grande idéia !
http://www.cisco.com/warp/public/732/Tech/netflow/docs/netflowacceleration.fm.pdf

>Assim, no espírito de ampliar o nosso "tool-kit" para análise de tráfego,
>segue uma URL para técnicas alternativas de Accounting implementadas nas
>plataformas Juniper. Algumas desta técnicas endereçam os pontos levantados
>acima. Muitas delas também existem sobre outros nomes em outras plataformas:
>
>Juniper Networks Solutions for Network Accounting
>http://www.juniper.net/techcenter/techpapers/200010.html

Uma boa referencia "neutra" sempre é o CAIDA, exemplos:
http://www.caida.org/outreach/
http://www.caida.org/outreach/metricswg/faq.xml

>Numa apresentação para a audiência do GTER, podemos excluir referências
>específicas a fabricantes, mas concentrarmo-nos em criar "Frameworks" e
>definir qual o ferramental/tecnologia/abordagem adequado para extrair a
>informação de tráfego em várias granularidades/topologias de rede.

Se o fabricante apresentar problemas, porque nao mostra-los na reunião ?
Afinal não é um forum de discussão de problemas de operação e engenharia de
redes ?
Não é isso que queremos discutir ?