NetFlow e Accouting Tools (was => RE: Netfow (era Re: [GTER] NAP Carrier Neutral))

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Fri Apr 12 14:42:01 -03 2002

Vale mencionar também o sFlow:
http://www.foundrynet.com/technologies/sFlow/

Mas apesar de um certo Cisco-bias, o NetFlow tem algumas vantagens em
termos de um tutorial:
- Pode ser usado em ambientes não-BGP (Destination-Class-Usage-DCU-
usualmente requer BGP para ser prática) e não-MPLS (MPLS accounting)
- Disponível de roteadores de acesso a roteadores de core (mesmo que com
algumas deficiências em core/giga-edge)
- É util para redes de acesso por monitorar tráfego de entrada (DCU só é
útil para IDCs e portais)
- Disponível em mais de um vendor
- É util para caracterização de protocolos, não apenas de origem/destino
IP/MPLS

Acredito que uma apresentação de nível mais avançado até devesse sim se
preocupar com aspectos mais genéricos de caracterização de tráfego,
problemas com tráfego >= 100 Mbps etc. Tutorial, porém, tem que ter como
alvo nivelar os participantes... Acho que o pessoal tem que começar
apanhando do NetFlow, para que entendendo tanto os conceitos de análise
de tráfego quanto os limites da ferramenta, passar para a fase
"iluminada" e questionar porque essa ou aquela solução.

Rubens