[GTER] Info Exame - Plantão Info - Vem aí um P2P para barrar spams - (10/04/2002)

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Apr 12 09:42:01 -03 2002

comentário sobre a notícia sobre o Folsom

> Na prática, o sistema funciona com uma chave de 20 caracteres que identifica apenas os spams recebidos pelos membros da rede. Essas assinaturas analisam a mensagem como um todo, e não apenas certas palavras-chave ou endereços de spammers conhecidos. Depois de gerada, cada assinatura é automaticamente distribuída por todos os membros da rede.

humm, é um mecanismo simples, em que um participante da rede identificando
um SPAM comunica a assinatura para os outros imediatamente. Deve funcionar
também para barrar vírus/cavalos de tróia enviados por e-mail.

fico imaginando o que acontece se alguém injeta nesse sistema assinaturas
de mensagens de listas como a bugtraq, ou esta mesma onde estou postando
agora?

> Os testes da Folsom, diz a matéria, conseguiram reduzir o fluxo de e-mails não desejados de 60% para praticamente zero. O sistema ainda incluirá ferramentas para evitar que os spammers burlem a rede fazendo pequenas alterações nas mensagens.

mas aposto um picolé de limão (diet) à maneira de Bárbara Gancia, que eles
não testaram a possibilidade de subverter o sistema para barrar listas
legítimas.

Danton