[GTER] Info Exame - Plantão Info - Vem aí um P2P para barrar spams - (10/04/2002)

lauro at via-rs.net lauro at via-rs.net
Fri Apr 12 09:25:01 -03 2002


Este e-mail foi enviado por um amigo seu (lauro at via-rs.net)
Comentário: Novidades sobre SPAM !!!!!
------------------------------------------------------------------


Vem aí um P2P para barrar spams

Quarta-feira, 10 de abril de 2002 - 18h28





SÃO PAULO - No próximo mês, deverá surgir oficialmente uma empresa que está criando um sistema peer-to-peer para divulgar informações sobre e-mails comerciais não solicitados. A nova empresa, que vai se chamar Cloudmark, é obra dos desenvolvedores Vipul Ved Prakash e Jordan Ritter, um dos criadores do Napster.
De acordo com o BBCNews, a ferramenta anti-spam, batizada como Folsom, quer dar fim à maré de e-mails não solicitados que enlouquecem os internautas. Ela é baseada em uma rede de computadores colaborativos e já foi testada: segundo seus criadores, a Folsom foi um sucesso para barrar e-mails não-desejados, sem causar problemas às mensagens legítimas. A nova tecnologia deversá ser vendida a provedores de internet como um serviço a mais para seus clientes.
Na prática, o sistema funciona com uma chave de 20 caracteres que identifica apenas os spams recebidos pelos membros da rede. Essas assinaturas analisam a mensagem como um todo, e não apenas certas palavras-chave ou endereços de spammers conhecidos. Depois de gerada, cada assinatura é automaticamente distribuída por todos os membros da rede.
Os testes da Folsom, diz a matéria, conseguiram reduzir o fluxo de e-mails não desejados de 60% para praticamente zero. O sistema ainda incluirá ferramentas para evitar que os spammers burlem a rede fazendo pequenas alterações nas mensagens.

Renata Mesquita, do Plantão INFO



------------------------------------------------------------------
Esta menssagem pode ser melhor visualizada em http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/042002/10042002-18.shl



More information about the gter mailing list