[GTER] GTER deve permanecer GRATIS !

Adriano Mauro Cansian adriano at unesp.br
Fri Apr 12 12:40:00 -03 2002

	Caros colegas, venho através deste REAFIRMAR as colocações que fiz na
reunião, e justificar a razão delas.

	Antes que eu me esqueça: estas opiniões REPRESENTAM a opinião da minha
instituição E de meu empregador.

Segue meu modelo OSI de raciocínio, justificando minha opnião.

---
7.APLICAÇÃO) A reunião do GTER deve permanacer grátis. Cobrar não
necessariamente vai definir se o evento é de bom nível ou não.
---
6.APRESENTAÇÃO) Se, no momento, ainda existem recursos que permitam que ele
seja gratuito, não há razão para cobrar. O CG desempenha um papel muito
importante no custeio deste evento, e o faz de forma MUITO POSITIVA. A
obtenção de patrocínios é um modelo muito bom.
---
5.SESSÃO) Cobrar vai trazer mais dificuldade logística e complicação para a
organização do evento.
---
4.TRANSPORTE) A cobrança vai trazer complicações para quem tem dificuldade
burocrática em pagar. Se for cobrado, posso garantir que ninguém da UNESP
vai poder ir, porque para pagar R$ 100,00 nós temos de preencher 10
formulários e pegar 6 assinaturas e demora no mínimo 30 dias. A burocracia
não compensa. Não estou puxando a sardinha pra mim, pois tenho certeza que
muitos estarão na mesma situação.
---
3.REDE) Existe risco do evento se tornar muito comercial, visando lucro
(afinal, todo mundo gosta de dinheiro; eu inclusive).
---
2.ENLACE) Nosso país é pobre. R$ 100,00 pode não fazer diferença para
alguns, mas faz para muita gente. Cobrar vai aumentar ainda mais o já
elitizado grupo de pessoas que possuem conhecimento sobre alta-tecnologia
de redes e inibir quem está começando. Não é disso que precisamos. Apesar
de muita gente não se manifestar, tenho certeza que muitos não podem pagar
R$ 100 do bolso. Eu não posso.
---
1.FÍSICA) A cobrança pode espantar aqueles colaboradores usuais que têm por
princípio que o evento deva ser gratuito.
---

	Finalmente, acho que deve ter um meio de controlar rigidamente quem se
inscreve e não participa.

	Gostaria de saber o resultado das fichas de avaliação que perguntam se os
participantes estão dispostos a pagar. Acho que esta questão ainda não deve
ser encerrada.

	Não estou querendo polemizar com ninguém. É apenas meu ponto de vista (e
de meu empregador).

	Um abraço,

			Adriano