[GTER] Re: [GTER] Re: [GTER] Re: [GTER] [Fwd: Recurso de Multas de Trânsito - Proc essos deferidos !]

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Wed Apr 3 14:57:00 -03 2002

Prezados,

On Wed, Apr 03, 2002 at 02:43:44PM -0300, edmilson at listasoesp.com.br wrote:
> Concordo com você sobre o tamanho da encrenca.
> Não existe alguma matéria a respeito tramitando no Congresso?
>
> Eu me lembro que no ano passado cheguei a ler um projeto de lei sobre crimes de
> informática e existia
> uma emenda ao projeto de um deputado (acho que do Mato Grosso do Sul) a respeito
> de spam.
>
> Talvez se houvesse algum tipo de legislação contendo as punições para o delito,
> pudesse conter
> um pouco os spammers...

Acho que so' vai haver qualquer contencao depois que encanarem (ou
multarem pesadamente) uma meia-duzia. Sou muito cetico em relacao a
repressao juridica de SPAM  pelos seguintes motivos:

1) Existem fortissimos indicios que a Justica e' venal (vide Bateau Mouche,
   Cacciola, liminares a torto e a direito, falencias fraudulentas onde o
   dono continua rico) de forma que se o SPAMmer tiver dinheiro, provavelmente
   vai ser inocentado em qualquer processo.

2) Acho que e' dificil preverem cadeia para este tipo de infracao.

3) Se o SPAMmer nao tiver dinheiro (ou pelo menos nao for possivel provar
   que ele tenha) ele pode se eximir do pagamento de multas mesmo se condenado
   (no Brasil, as duas unicas infracoes que dao cadeia por falta de pagamento
   e' depositario infiel e pensao alimenticia...)

Combinando 1, 2 e 3 acima, parece claro que nao vao conseguir punir ninguem,
e ai ficamos numa situacao pior do que se nao tivesse a lei...

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)