[GTER] assuntos para o GTER

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Tue Apr 2 09:41:00 -03 2002

>         Sobre o item 2.
>
>         Uma ideia era criar uma lista negra brasileira.
>         Onde pelo menos os maiores provedores brasileiros estariam empenhados em manter essa lista, pois sem esses nao teria o porque de existir essa lista.
>         Se pelo menos eles estivessem empenhados em colocar os IPs "dial-up / DSL" diminuiria razoavelmente o numero de SPAM.

creio que essa é uma das idéias, mas há várias outras estratégias. eu
gostaria de ver uma tabela de estratégias, com prós, contras, referências
e receitas de bolo de como aplicar.

>         Sobre o item 3.
>
>         Isso nao seria por causa do grande IE? Que acho que ele tem por padrao o que ele quer.

acho que não é por causa do IE. O Netscape também tem suas besteiras.
O problema, no meu ver, é mais de natureza cultural. A maioria dos 'web
designers' ainda não compreendeu bem a linguagem da Web e tem feito dela
imitações baratas de papel impresso ou de multimídia em CDROM. Entendem a
Web como essencialmente visual, quando realmente o conceito de 'browser'
é muito mais abstrato. Se preocupam muito com forma e efeitos - haja flash! -
do que conteúdo. bem, pode ser um sintoma de falta de conteúdo...

a grande quantidade de páginas que não são acessíveis tem mais a ver com
treinamento inadequado dos programadores, mau uso de ferramentas como o
dreamweaver, desconhecimento de normas técnicas (recomendações do W3C e
IETF), desconhecimento de conceitos como o de 'projeto universal', falta
de consciência sobre os problemas de pessoas com limitações diversas.
Não creio que a culpa seja do IE ou outro browser qualquer, afinal, pá-
ginas bem feitas funcionam em qualquer browser, inclusive no IE.

Para os deficientes a Internet e a Web podem ser tanto um instrumento de
libertação quando podem aprofundar ainda mais a exclusão que essas pessoas
sofrem. Se quisermos apoiar a primeira hipótese podemos - e devemos -
influir em seu favor em nossa área de atuação. Se nosso negócio é engenharia
de redes, vamos propor a adoção de normas técnicas apropriadas e instrumen-
tos de aferição. quem sabe, com tais instrumentos, o iBest não venha a
promover um prêmio de página acessível?

Danton