[Eppnicbr] módulo whmcs

Rubens Kuhl rubensk at nic.br
Tue Jul 30 10:26:56 BRT 2013


Em 30/07/2013, às 08:41:000, Gustav Meirinho escreveu:

>    Rubens,
> 
>    O WHMCS tem esta funcionalidade, aliás em todas as versões. Entretanto, o comportamento dos registradores internacionais é diferente: você precisa cadastrar o nameserver em outra função (SetNameServer), onde atruibui o IP ao nome, e depois usar os nomes que tiveram seus IPs atribuídos. Assim, por exemplo:
> 
>    Define-se:
> 
>    ns1.$dominio = 'aa.bb.cc.dd'
>    ns2.$dominio = 'aa.bb.cc.de'
> 
>    Depois usa-se:
> 
>    ns1.$dominio
>    ns2.$dominio


Gustav,

O comportamento que você descreve é de um mecanismo chamado "host objects", utilizado pela Verisign, Afilias e Neustar mas não pelo NIC.br ou outros ccTLDs, que utilizam "domain attributes". Numa estrutura com "domain attributes", cada registro de domínio precisaria ter um campo para preencher IP, e isso não acontece no WHMCS, que foi pensado para um mundo "host objects". 

(Detalhe: os novos gTLDs do NIC.br também utilizarão "domain attributes" e não "host objects")


> 
>    Como o registro.br não tem esta função, usamos uma alternativa: caso sejam informados IPs ao lado de um nome de NS, separado por um espaço, automaticamente atribuímos este IP ao nome, permitindo o cadastramento corretamente.

O que talvez possa ser considerado como opção seria permitir o registro de host objects de forma local ao WHMCS, e utilizar essas entradas nas transações de create/update.  

> 
>    Aconselho a pensar nesta funcionalidade com muito carinho, pois há muito uso, especialmente em hostings que possuam planos de revendas. É natural que estes clientes queiram usar NS's próprios.


Mas esta questão só afeta o domínio da própria revenda, que poderia ser lidado fora do WHMCS ou até mesmo fora do EPP se necessário. Mesmo uma revenda deveria ter um domínio do tipo "nomedarevenda.net.br" e colocar esse NS nos domínios dos clientes, não atribuir IP a todos os domínios o que tornaria alterações de DNS bastante trabalhosas. 


Rubens




More information about the eppnicbr mailing list