RE: [Eppnicbr] 30 dias grátis

ricardo at nomer.com.br ricardo at nomer.com.br
Tue Jun 13 14:04:03 BRT 2006


Caros,

Pois é. A história do PPC começou com os domínios expirados e migrou para
domínios novos.

Com relação ao sistema de pagamento eu gostaria de sugerir que fosse
possível que o prestador de serviços pudesse escolher se o registro do
domínio:

a) Será cobrado do cliente final mas redirecionado para o prestado de
serviço
É o nosso caso. Nós cobramos do cliente final e apenas após termos recebido
dele, pagamos o registro.br

b) Será cobrado do cliente final e redirecionado para o cliente final
Neste caso o prestador apenas faz a requisição... e o cliente final recebe o
boleto.

c) Será cobrado do prestador de serviço. Bem, neste caso o normal é que o
prestador de serviço abra uma linha crédito, e tenha preço diferenciado.
Esse preço diferenciado normalmente cobre o risco pela inadimplência.

No Nomer, nossa opção atual é a "a)", porém a "c)" também pode ser
interessante. Veja, com essas opções cada prestador de serviço define sua
política de forma independente.

Nota final: Caso não haja um preço diferenciado para o prestador de serviço,
por que ele irá entrar nesta questão ? Preço diferenciado caracteriza
"canal".

   [ ]'s

Ricardo

-----Original Message-----
From: eppnicbr-bounces at eng.registro.br
[mailto:eppnicbr-bounces at eng.registro.br]On Behalf Of Michel Machado
Sent: terça-feira, 13 de junho de 2006 13:46
To: eppnicbr at eng.registro.br
Subject: Re: [Eppnicbr] 30 dias grátis


Caros,

    Como foi apontado pelo Ricardo, vamos precisar encontrar um mecanimo
para evitar abusos que só prejudiquem o mercado. Todavia, antes de
trabalharmos as proteções, vamos definir contra quem desejamos proteger o
sistema, e verificar quem deixamos de fora se não o assim o fizermos.

    O que proponho é uma busca por um sistema que leve ao bem maior, pois se
utilizarmos exemplos locais para jugar um sistema, não haveria nenhum
sistema político ou econômico em operação, dai interesses por noções
econômicoas como Pareto eficiente.

    A registro.br tem hoje 932.413 domínios registrados, considerando 10
domínios por entidade, temos 93.241 potenciais beneficiários imediatos de um
mercado mais flexível, sem nem considerarmos os que poderiam entrar nele. Ou
seja, temos um prêmio de benefício do mercado que não é ignorável.

    Agora vamos tentar encontrar quem é o inimigo do modelo. Para deixar
esse jogadores bem definidos, quem é prejudicado se o sistema permitir que
alguém possa chegar aos 20.000 sites? Não me é claro a quem estamos
prejudicando aqui.

    Ao meu ver 20.000 sites não é algo tão grande assim, pois o indivíduo
teria um custo operacional de 1.000 empresas. E considerando que estamos
falando de no máximo 20 empresas que teriam condição de realizar uma
operação como essa no Brasil, penso que podemos tentar encontrar uma forma
para ou lidar com elas, permitindo sua operação sem prejudicar os demais, ou
combater as 20 empresas problemáticas.

    A minha proposta é para ajudar o pequeno cliente, pois o grande não fará
será beneficiado em receber 30 dias de graça, seu custo é bem maior que
isso. Então podemos pensar em barreiras mais simples como cada CPF/CNPJ só
pode ter até 5 domínios ativos aguardando confirmação de pagamento pelo
provedor. O grande cliente que precisar mais do que isso, paga o provedor de
uma forma diferenciada acertada com o provedor. Isso já reduziria os 20.000
sites a 5.000.

    Alguém tem amostras de que domínios estão entre aqueles 32.000.000 de
domínios apontados? Qual estratégia está sendo utilizada para inventar esses
nomes? Minhas perguntas são por conta que esse mercado de PPC ter especial
interesse por domínios que já existiram.

[ ]'s
Michel Machado

----- Original Message -----
From: <ricardo at nomer.com.br>
To: "Michel Machado" <michel at digirati.com.br>; <eppnicbr at eng.registro.br>
Sent: Tuesday, June 13, 2006 11:46 AM
Subject: RE: [Eppnicbr] 30 dias grátis


> Caros Colegas:
>
> Vale lembrar que essa proposta pode ser utilizada pelas empresas para
> ganhar
> dinheiro com PPC, ou seja, o Registrant "registra" o domínio coloca uma
> página com PPC (com o Adsense do Google) e no 29 dia cancela o endereço...
> o
> domínio é cancelado e re-dispobilizado, em seguida ele faz a mesma
> reserva,
> ou seja, ele não pafa pelo domínio e ganha os cliques deste período.
>
> Os domínios gTLDs já sofrem deste problema porque permitem 5 dias após a
> reserva para que o registrant cancele o registro e seja restituído. Para
> ter
> uma idéia da dimensão deste problema, no mês passado 32.000.000 de
> domínios
> foram "registrados e cancelados" nesse esquema.
>
> Portanto, dar 30 dias onde o usuário final pode cancelar... usar o domínio
> e
> ser restituído tem esse drawback. E esse uso dessa política deve ser
> levada
> em conta... especialmente nesse caso que as reservas serão automáticas.
>
> Para que ela seja eficaz, uma barreira tem que ser criada, por exemplo: um
> CNPJ / CPF poderá cancelar no máximo 1 domínio por Mês.
>
> Se essa barreira não for criada, com certeza algum investidor abrirá 1000
> empresas diferentes, e fará um sistema que ganha o PPC de 1.000 x 20 =
> 20.000 sites durante 29 dias... e depois ele devolve os domínios... e o
> pior: esse processo será 100% legal.
>
> Espero ter contribuído.
>
> Atenciosamente,
>
>
> Ricardo Vaz Monteiro
> Nomer.com
>
>
> -----Original Message-----
> From: eppnicbr-bounces at eng.registro.br
> [mailto:eppnicbr-bounces at eng.registro.br]On Behalf Of Michel Machado
> Sent: terça-feira, 13 de junho de 2006 11:13
> To: eppnicbr at eng.registro.br
> Subject: [Eppnicbr] 30 dias grátis
>
>
> Caro Frederico,
>
>    Com a intenção de registrar nossa proposta de pagamento feita no
> workshop de ontem na registro.br e amadurecer essa possibilidade através
> de
> uma discussão do tema, segue uma descrição de como seria operado segundo
> nossa proposta.
>
>    Ao invés de ser concebido um procedimento de retorno do dinheiro ao
> provedor que tiver sofrido perdas por tentativas de exploração do sistema
> de
> pagamento por um registrante, basicamente casos como o extorno do cartão,
> o
> domínio registrado poderia ser cedido ao registrante por 30 dias
> prontamente.
>
>    Durante esse período "gratuito", o registrante poderia usar o domínio e
> deveria garantir seu pagamento dentro de um prazo adequado com a forma de
> pagamento. Se a confirmação do pagamento não for feito pelo provedor a
> registro.br, o domínio é automaticamente cancelado após o estipulado
> prazo.
>
>    Os 30 dias são o equivalente a aproximadamente quatro semanas, as duas
> outras semanas que fecham as 6 primeiras do período de pagamento final no
> modelo atual poderiam ser utilizadas para ajustes conforme a forma de
> pagamento escolhida pelo registrante.
>
>    A influência da forma de pagamento no processo agiria no processo
> apenas
> para proteção. Se o registrante optar por cartão de crédito, o lançamento
> no
> cartão seria feito na liberação do domínio e o provedor tem o prazo
> necessário para saber que não foi lesado. Após uma certa data, exemplo,
> última semana de validade, só formas de pagamentos mais restritos poderiam
> ser aceitos para a confirmação do pagamento, por exemplo: boleto,
> depósito.
>
>    Esse modelo é um estimulo a experimentação por clientes que ainda tem a
> Internet como algo confuso. Essa abordagem pode ajudar a trazer ao mercado
> clientes que optariam por sub-domínios gratuitos, e tornaria claro a
> condição de um domínio por clientes que o desejem por menos de 30 dias,
> como
> foi levantado no workshop. Ou seja, o grande beneficiado é o registrante.
> O
> mercado teria um estimulo maior a competitividade, pois o registrante
> teria
> como testar melhor os serviços oferecidos antes de pagar.
>
>    Há um outro efeito colateral que pode ser explorado e até vir a servir
> como estimulo a essa proposta, muitas das queixas a mau uso de um site vem
> no primeiro mês. O contrato de venda de domínios poderia conteplar algum
> mecanisco para denúncias de crimes que usem o domínio, de forma que
> durante
> os 30 dias o domínio possa ser cancelado por abuso facilmente.
>
>    A Digirati se compromete em respassar esse benefício aos seus clientes
> através de seus serviços, ou seja, da mesma forma que já oferecemos 30
> dias
> gratuitos na Hostnet, nesse mesmo pacote o cliente já levaria seu domínio
> .br ativado e operacional.
>
>    Entendo que a idéia aqui apresentada é um rascunho e obviamente sujeita
> a críticas e interesses diversos envolvidos no processo como um todo.
> Todavia estou certo que estamos apontando um modelo onde o registrante é
> beneficiado através de um mercado mais competitivo e flexível a seu favor,
> além de acrescentar segurança a forma de pagamento.
>
> [ ]'s
> Michel Machado
>
> _______________________________________________
> eppnicbr mailing list
> eppnicbr at eng.registro.br
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/eppnicbr
>
>

_______________________________________________
eppnicbr mailing list
eppnicbr at eng.registro.br
https://eng.registro.br/mailman/listinfo/eppnicbr




More information about the eppnicbr mailing list