Re: [Eppnicbr] 30 dias grátis

Michel Machado michel at digirati.com.br
Tue Jun 13 13:45:49 BRT 2006

Caros,

    Como foi apontado pelo Ricardo, vamos precisar encontrar um mecanimo
para evitar abusos que só prejudiquem o mercado. Todavia, antes de
trabalharmos as proteções, vamos definir contra quem desejamos proteger o
sistema, e verificar quem deixamos de fora se não o assim o fizermos.

    O que proponho é uma busca por um sistema que leve ao bem maior, pois se
utilizarmos exemplos locais para jugar um sistema, não haveria nenhum
sistema político ou econômico em operação, dai interesses por noções
econômicoas como Pareto eficiente.

    A registro.br tem hoje 932.413 domínios registrados, considerando 10
domínios por entidade, temos 93.241 potenciais beneficiários imediatos de um
mercado mais flexível, sem nem considerarmos os que poderiam entrar nele. Ou
seja, temos um prêmio de benefício do mercado que não é ignorável.

    Agora vamos tentar encontrar quem é o inimigo do modelo. Para deixar
esse jogadores bem definidos, quem é prejudicado se o sistema permitir que
alguém possa chegar aos 20.000 sites? Não me é claro a quem estamos
prejudicando aqui.

    Ao meu ver 20.000 sites não é algo tão grande assim, pois o indivíduo
teria um custo operacional de 1.000 empresas. E considerando que estamos
falando de no máximo 20 empresas que teriam condição de realizar uma
operação como essa no Brasil, penso que podemos tentar encontrar uma forma
para ou lidar com elas, permitindo sua operação sem prejudicar os demais, ou
combater as 20 empresas problemáticas.

    A minha proposta é para ajudar o pequeno cliente, pois o grande não fará
será beneficiado em receber 30 dias de graça, seu custo é bem maior que
isso. Então podemos pensar em barreiras mais simples como cada CPF/CNPJ só
pode ter até 5 domínios ativos aguardando confirmação de pagamento pelo
provedor. O grande cliente que precisar mais do que isso, paga o provedor de
uma forma diferenciada acertada com o provedor. Isso já reduziria os 20.000
sites a 5.000.

    Alguém tem amostras de que domínios estão entre aqueles 32.000.000 de
domínios apontados? Qual estratégia está sendo utilizada para inventar esses
nomes? Minhas perguntas são por conta que esse mercado de PPC ter especial
interesse por domínios que já existiram.

[ ]'s
Michel Machado