[caiu] Claro e Heficed/Host1Plus

Alexandre Aleixo | Opticalhost alexandre em opticalhost.com.br
Sexta Março 4 22:22:13 -03 2022


Bom, pelos traceroutes que você passou, a falha "inicial" está realmente na
Claro e não na Heficed.

Do servidor pro cliente a rota fica toda no Brasil.

Ou seja: a Heficed está fazendo o papel dela e encontrando o caminho mais
curto.

Agora, na rota do cliente pro servidor é a Claro quem está optando por ir
em Miami pra alcançar o AS da Heficed ( AS61317).

A título de comparação, segue o traceroute pelos meus dois trânsitos:

 C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108

Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.15.1
  2    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.33.1
  3    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.31.2
  4     2 ms     2 ms     2 ms  172.31.255.253
  5     4 ms     2 ms     7 ms  172.16.0.10
  6     4 ms     4 ms     4 ms  8.243.53.73
  7    11 ms    10 ms     9 ms  ae1.3502.edge2.SaoPaulo1.level3.net
[4.69.220.14]
  8     8 ms     9 ms     8 ms  TelecomItalia-level3-SaoPaulo1.Level3.net
[4.68.71.98]
  9     8 ms    10 ms    10 ms  et1-0-2.sanpaolo2.spa.seabone.net
[195.22.219.1]

 10     8 ms     8 ms     8 ms  185.100.112.49
 11     8 ms     8 ms     8 ms  freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]

Rastreamento concluído.

C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108

Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.15.1
  2    <1 ms     1 ms    <1 ms  192.168.33.1
  3     1 ms     1 ms    <1 ms  1.96.8.189.redel.com.br [189.8.96.1]
  4     1 ms     1 ms     1 ms  172.30.31.18
  5     1 ms     1 ms     2 ms  172.30.31.13
  6     4 ms     5 ms     5 ms  186-211-211-85.commcorp.net.br
[186.211.211.85]

  7     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  9     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 10    12 ms    11 ms    11 ms  ae5-0.core02.spo1.commcorp.net.br
[201.16.1.93]

 11    12 ms    12 ms    12 ms  as61317.saopaulo.sp.ix.br [187.16.210.159]
 12    12 ms    12 ms    12 ms  freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]

Rastreamento concluído.

C:\Users\AlexandreHM-PC>

Ou seja... Tudo ok nesses outros 2 trânsitos...

Daí pra Heficed resolver, só se reduzissem a prioridade da Seabone pro
anúncio do bloco 191.96.70.0/23 e colocassem uma prioridade maior pra outro
peer...  mas... É "gambiarra" pra resolver um problema que não é gerado por
eles.

E infelizmente, o suporte a nível de rota assim, pela NET/CLARO, sendo
cliente de banda larga, é bem complicado de se conseguir...

Talvez uma solução seja pedir pra Heficed tentar fazer peer com o AS4230
pelo PTTSP.

Ambos ASs tem presença no PTTSP, mas não fazem peering.

Mas... Sinceramente? Procura um provedor local da região do seu cliente que
tenha dois bons trânsitos e presença no PTT...  E sugere pra ele fazer a
troca...

Alexandre Aleixo




Em sex., 4 de mar. de 2022 às 20:03, Rafael Alves via caiu <
caiu em eng.registro.br> escreveu:

> Olá,
>
> Há mais ou menos 1 mês venho tendo problemas de roteamento entre a Claro
> e o provedor Heficed. O caminho de retorno vêm sendo feito através da TI
> Sparkle, que está fazendo passar pelos Estados Unidos antes de chegar ao
> provedor. Tentei diversos contatos, como falar com a própria Heficed
> onde me insistiram "até a morte" dizendo que não poderiam fazer nada e
> que apenas a Claro poderia solucionar, além de eu ter tentado diversos
> emails da Claro sendo que nenhum me retornou até o momento.
>
> Lado cliente -> servidor:
> https://i.imgur.com/AIzGMQV.png
>
> No lado servidor -> cliente está o seguinte:
>
> Start: 2022-01-30T20:27:00-0300
> HOST: freeman Loss%   Snt   Last   Avg  Best  Wrst StDev
>    1. AS61317  standard.partnerwhorl.org
> (154.16.57.3)                        0.0%   100    0.6   2.4 0.2  62.8
> 9.6
>    2. AS3356 8.243.152.21 0.0%   100    0.7   2.0   0.5  26.9   3.7
>    3. AS3356   ae2.3602.edge2.SaoPaulo1.level3.net
> (4.69.220.18)              0.0%   100    0.7   3.4   0.4  25.5 5.7
>    4. AS4230   ebt-B56-agg03.spomb.embratel.net.br
> (200.211.219.13)           0.0%   100  111.5 111.3 111.1 111.7 0.2
>    5. AS4230   ebt-H1-2-0-3-tcore01.spo.embratel.net.br
> (200.230.243.35)      0.0%   100  107.4 111.3 107.4 115.3   2.3
>    6. AS4230   ebt-B1111-tcore01.cas.embratel.net.br
> (200.230.252.129)        0.0%   100  108.0 111.6 107.8 115.6   2.3
>    7. AS4230   ebt-H0-5-0-0-uacc02.cas.embratel.net.br
> (200.244.212.167)      0.0%   100  113.0 113.1 112.7 114.5   0.5
>    8. AS4230   netservicos-B1000-uacc02.cas.embratel.net.br
> (189.16.179.22)   0.0%   100  112.3 112.8 112.0 123.2   2.0
>    9. AS28573  c937ebc6.virtua.com.br
> (201.55.235.198)                        0.0%   100  112.6 112.5 111.8
> 117.4   0.7
>   10. AS??? ??? 100.0   100    0.0   0.0   0.0   0.0   0.0
>
>
> Há alguém do NOC da própria Claro nessa lista que possa dar uma olhada
> no problema? Sou um usuário final e estou meio que num beco sem saída
> aqui, peço perdão pelo "desabafo" e pelo incômodo na lista.
>
>
> Tentei contato nos seguintes emails:
>
> virtua em virtua.com.br
> abuse em virtua.com.br
> NocBrasil.Monitoracao em claro.com.br
> engenharia.virtua em net.com.br
> carlos.alberto em claro.com.br
> Diniz.Martins em claro.com.br
> ed.paro em claro.com.br
>
> Todos enviados de um domínio próprio que possuo.
>
>
> Best Regards,
> Rafael Alves.
>
> _______________________________________________
> caiu mailing list
> caiu em eng.registro.br
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