[caiu] [EXTERNAL] Re: Gmail louco!!!

Roberto Lima smuxbr em gmail.com
Qui Ago 12 09:00:13 -03 2021

Carlos, bom dia,

 O Google é um dos poucos provedores que são chatos quando o assunto é
SPAM, dada a grande fatia de emails gratuitos que eles hospedam, e
geralmente eles não filtram apenas o IP, mas o domínio também.

 Se me permite dizer, não há errados nessa história, mas sim uma sequência
de falhas que ocasionaram esse transtorno.
 Trabalhei com hospedagens de site durante uma boa parcela da minha vida, e
uma das coisas que me fazia perder o sono várias vezes era a insistência do
usuário em não seguir normas simples de segurança, como a senha difícil de
ser descoberta.
 A falha de um é a consequência do problema de muitos e errado é o seu
chefe em querer te demitir por não encontrar uma solução quase que
impossível, sendo que houve uma falha de boas práticas de segurança dentro
da rede da empresa. Se ele realmente fizer isso, ele continuará com
problemas.

 Ainda que você tenha feito DKIM/DMARC/SPF/PTR e a troca do ip, sugiro
ainda que você reveja se o reverse dns (RDNS) do IP do SMTP está apontado
para o domínio da sua empresa. Se possível for, troque o RDNS deste IP para
um outro domínio que a empresa possui. Há uma possibilidade dos emails
passarem a ser recebidos, ainda que na pasta de SPAM.
 É importante também que o destinatário que usa o Google
(business/workspace) ou o próprio Gmail, entre na pasta de SPAM e marque
seu email como legítimo. O Google tem um dos sistemas antispam mais
amigáveis em termos de levar a opinião do usuário em consideração.

 Infelizmente casos como esses são corriqueiros na maioria dos provedores
que estão tentando te ajudar neste forum.

Att.