[caiu] Consulta whois registro.br problemática

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Dom Maio 31 01:33:03 -03 2020

On Sun, May 31, 2020 at 1:15 AM Alexandre Aleixo | Opticalhost <
alexandre em opticalhost.com.br> wrote:

> Olha, eu já demonstrei a necessidade no meu email do dia 29 de mai de 2020
> as 17:29.
>
> Vide:
>
> 'E o  maior problema é quando o cliente não tem domínio ativo, não se
> lembra quem fez, onde fez etc etc...'
>
> Em resumo: o CPF/CNPJ fica vinculado a um id que não tenho como saber qual
> é sem consultar pelo próprio CPF/CNPJ.

Isso tem uma janela de ocorrência bem limitada, pois o sistema remove
titulares sem objetos no sistema após 3 meses.
E o ID aparece, os dados de contato desse ID que não, o que permite outras
formas de busca de contato.

E para um caso de ocorrência tão improvável, mecanismos como o contato com
suporte atendem.

> Mas enfim... O fato de ter ASN permite a sugestão e votação nas políticas
> do Lacnic e por consequência do RBR, certo?

Não. As políticas do LACNIC se referem a alocação de IPs, não a registro de
domínios.
O Registro.br segue as diretrizes do CGI.br para registro de domínios, mas
elas não vão no nível de detalhe que estamos discutindo aqui, que são parte
da implementação desses diretrizes.

> Podes informar o canal oficial pra isso?

info em nic.br.

Rubens