[caiu] Sucessivas quedas RJ x SP

Provedor Bogus provedorbogus em gmail.com
Ter Jun 19 15:08:11 -03 2018

Rubens,

Essa rota faz sentido como contingência da rota via rodovia ou ferrovia
> ligando SP a RJ.
> Aliás, a Samm/CCR é possivelmente uma das opções para essa conexão, vindo
> via BR-116 (Dutra).

Off-record, me disseram que têm swap com duas operadoras diretamente entre
RJ x SP, e agora, supostamente, uma rota alternativa por BH. Se for isso
mesmo, estamos tendo triplos rompimentos durante várias vezes por semana.

A SAMM/CCR foi a melhor fornecedora para esse enlace que já tivemos aqui.
Em 2 anos, nenhuma falha, 100% de uptime. O problema dela é só um: preço,
absolutamente ridículo. Coisa de doido. Contratar trânsito com uma Tier 1
custaria um terço do preço que eles cobravam.

Outra possibilidade de ligação SP-RJ é fibra submarina em sistemas de cabos
> que tenham landing stations no Rio e na Praia Grande (SP), e aí alguma das
> subidas da serra via rodovias ou ferrovias.

Pois é. Estamos aguardando a proposta de uma carrier que funciona dessa
forma. A CenturyLink disse que não pode nos colocar na rota submarina
porque o preço que pagamos foi feito considerando percurso terrestre.
Foi bom pra eu aprender a lição que o Eduardo Schoedler falou acima.

Ednilson,

No passado, época da Global Crossing, tivemos nosso circuito indo para BH
> -> RJ -> SP.

Pensando bem, você tem razão. Nossa primeira interconexão no IX-SP também
foi pela GBLX e por essa rota. Já tinha até esquecido disso.

> Acho que não preciso nem dizer o caos que foi... lembrando que estamos a
> apenas 60km de SP Capital, pela BR 381 Fernao Dias.

Rapaz ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

> Por isso, acredito que no seu caso seria interessante escalonar isso para
> seu consultor e até acima, se tiver o(s) contato(s).

Acho que o lance agora é quebrar a perna mesmo. Já tentamos jogar na bola e
não deu certo. Pelo que deu pra perceber, a CenturyLink prefere perder o
cliente.

Abraços !