[caiu] Sucessivas quedas RJ x SP

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Ter Jun 19 14:33:42 -03 2018

> Eu só não entendo a razão de um enlace sair do Rio de Janeiro, ir pra Belo
> Horizonte e então São Paulo. Essa rota não faz sentido. O trecho RJ x SP
> deve ser o que possui mais cabos no Brasil inteiro. Estamos tendo adição
> (desnecessária) de latência e uns 500 quilômetros a mais de cabo pra
> romper. É como se eu tivesse que chegar no Paraná através do Nordeste. :-/

Essa rota faz sentido como contingência da rota via rodovia ou ferrovia
ligando SP a RJ.
Aliás, a Samm/CCR é possivelmente uma das opções para essa conexão, vindo
via BR-116 (Dutra).

Outra possibilidade de ligação SP-RJ é fibra submarina em sistemas de cabos
que tenham landing stations no Rio e na Praia Grande (SP), e aí alguma das
subidas da serra via rodovias ou ferrovias.

Rubens