[caiu] RES: Queda consumo PTT-SP

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Qui Ago 3 19:40:17 BRT 2017

> Dizer que o IX não é operadora e não tem dever de SLA, se não cobram por
> isso, até aí tudo bem, mas na hora em que começam a cobrar, bom, daí manter
> um SLA começa a ser obrigação. Mitigar os problemas o IX faz de forma
> exemplar com os 4 RSs que possui (ponto muito positivo).

Há uma apresentação clássica do pessoal da PCH sobre questões econômicas em
IX'es que vale relembrar:

https://www.pch.net/resources/Papers/latin-american-ix-update/latin-american-ix-update-v1.pdf

Uma frase dessa apresentação resume esta discussão:
"Reliability is just hand-waving by salespeople"

Algo que quando eu era de operadora dizia para muitos fornecedores é que eu
queria o SL, não o SLA, em dois sentidos: tanto que o desconto na fatura
não me deixava mais feliz, quanto que um pedaço de papel com uma promessa
não me motivava.

> Rubens comenta que há casos em que o problema é no PIX, com certeza sim,
> mas e nos casos em que o problema não é lá? E nos casos em que eles não
> lêem a descrição do chamado e perguntam tudo que você já havia informado?
> #fail

 O seu caso é sui-generis.... mas existente, o que significa que se não
corrigido, pode se repetir. Mas em 100% dos casos em que alguém comentou
comigo de atraso/demora e eu fui checar, era no PIX, então na minha amostra
sem valor científico, se tornou um grande ofensor do prazo de ativação.

> Sobre o preço, fiz um simples comparativo para evidenciar que a questão não
> é mais cobrir os custos, mas gerar mais receita em prol do NIC.BR. Nenhum
> problema com isso, mas o argumento utilizado ​é surreal... "ajudar com a
> sobrevivência e manutenção dos custos do IX.BR"...

Depende do que você considera sobrevivência. Se ficar apenas com os membros
atuais em suas capacidades de porta atuais é sobrevivência, então de fato
não seria necessária receita adicional.

> Não estou aqui crucificando o NIX nem o PIX. Acho que o NIC faz um trabalho
> excelente, exemplar. O serviço de registro de domínios é um dos melhores do
> mundo na minha opinião. As rodadas de treinamento e incentivo do IPv6
> Brasil afora evidenciam a bandeira que comentei anteriormente.

E mesmo assim você disse que prefere o .com a USD 0.99 ou o .co a R$9 do
que o .br a R$40... quanto menos domínios .br as pessoas registrarem, mais
o IX.br precisará de receita própria.
(chantagem emocional detected)

Rubens