[caiu] RES: Queda consumo PTT-SP

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Qui Ago 3 08:39:50 BRT 2017

> A questao nao e apenas pagar ou nao pagar..
>
> Esta conectado ou nao esta..
>
> Sou a favor da cobranca, desde que seja revertida em beneficios a todos os
> conectados..

Um dos benefícios é continuar ativando novas portas tanto de CDNs quanto de
participantes de acesso...

> Isso de fato acontecera? Havera mais agilidade no atendimento de chamados ?

Já ouvi relatos positivos da mudança que foi feita no atendimento do IX,
então me parece que isso já aconteceu.

> (Nos mesmo ja ficamos 60 dias esperando um chamado urgente ser concluido)
> Uma ativacao deixara de ser feita em tempos exorbitantes ?

Ativação é algo que não depende só do IX. A maior parte dos casos que eu
soube de ativações demoradas dependia do PIX ou passar fibra para
determinado setor  do datacenter, ou liberar mais espaço e energia para
expansão dos equipamentos. Só que isso fica na "conta" do IX... em parte
culpa do próprio IX, que só quando um PIX está num ponto inaguentável que
vai para a situação "ativações congeladas". Entre o ponto de serviço ótimo
e esse, há uma gradação de situações onde o PIX tem responsabilidade mas o
IX não dá visibilidade.

Uma Vlan
> Bilateral deixara de demorar 30 a 45 dias para ser configurada ?

Se depender de expansão de equipamentos, vai demorar... uma matriz como do
IX não é tão simples quanto configurar um switch L2 "baunilha" que é só
colocar uma VLAN a mais e um tag a mais.

> Entao a questao nao e apenas, concordapagamento=sim, nao concorda=SAIA..
>
> Nos Brasileiros temos mania de aceitar tudo o que empurram goela abaixo sem
> exigir que melhorias sejam feitas mediante cobranca..

Eu acho que inclusive nem precisa levar em conta o pagamento: a
previsibilidade operacional é um fator muito relevante num ISP. Mesmo sem
cobrança, se o IX fosse um fator de imprevisibilidade, já deveria ter sido
removido do mix de conectividade... em uma operação Internet não se aplica
o "de graça até injeção na testa"; o que atrapalha, precisa sair.

Rubens