[caiu] RES: Queda consumo PTT-SP

Rafael Azevedo rafael em iagente.com.br
Qui Ago 3 10:48:33 BRT 2017

Acho que não fui claro.

A questão não é a cobrança em si.

A questão que me deixa frustrado é pagar e não ter o devido retorno quando
necessário.

O Rubens comentou que já melhorou, com certeza, perto do que era há 2 anos
atrás, melhorou bastante, mas é inegável que ainda há aspectos a serem
melhorados e rapidamente.

Esperar 60 dias pela primeira resposta de um chamado (urgente ou não) é um
absurdo.

Dizer que o IX não é operadora e não tem dever de SLA, se não cobram por
isso, até aí tudo bem, mas na hora em que começam a cobrar, bom, daí manter
um SLA começa a ser obrigação. Mitigar os problemas o IX faz de forma
exemplar com os 4 RSs que possui (ponto muito positivo).

Reduzir o tempo de resposta dos chamados, outra obrigação.

Rubens comenta que há casos em que o problema é no PIX, com certeza sim,
mas e nos casos em que o problema não é lá? E nos casos em que eles não
lêem a descrição do chamado e perguntam tudo que você já havia informado?
#fail

Sobre o preço, fiz um simples comparativo para evidenciar que a questão não
é mais cobrir os custos, mas gerar mais receita em prol do NIC.BR. Nenhum
problema com isso, mas o argumento utilizado ​é surreal... "ajudar com a
sobrevivência e manutenção dos custos do IX.BR"...

A bandeira do PTT no Brasil sempre foi melhorar a internet no País, este
papel vem sendo realizado de forma constante e honrosa, mas agora vejo que
há distorções nos argumentos tentando mostrar que se não houver a cobrança
o serviço se tornará inviável.

Pois bem, quando houver a receita, qual a contra-partida que eles irão
oferecer? Os chamados "urgentes" serão respondidos dentro de um prazo
razoável? O NOC que se diz 24x7, vai funcionar mesmo 24x7? Já precisei
ligar pra eles na madrugada e sempre caí na URA eletrônica, fiquei
esperando mais de 30 minutos até desistir. Fora quando, eventualmente
alguém atende e diz que não pode ajudar. Isso é frustrante. Melhor não
dizer que possuem um NOC 24x7 ou evidenciar que só atendem empresas
gigantes com problemas mais gigantes ainda. Nós pequenos (falo por mim) não
temos vez lá.

Vamos fazer uma analogia:
- Se você usa uma estrada excelente, muito segura, com 10 vias pra cada
lado, você fica feliz em pagar pedágio porque tem um retorno bastante
satisfatório.
- Se você usa uma estrada péssima que cobra pedágio, você pode pensar em
utilizar outra saída, ou se preferir pagar o pedágio pela rota ser mais
curta, certamente vai se sentir enganado porque o serviço fica abaixo da
expectativa desejada.

Não estou aqui crucificando o NIX nem o PIX. Acho que o NIC faz um trabalho
excelente, exemplar. O serviço de registro de domínios é um dos melhores do
mundo na minha opinião. As rodadas de treinamento e incentivo do IPv6
Brasil afora evidenciam a bandeira que comentei anteriormente.

O ponto é simples: quer cobrar? Sem problemas, seja justo, ofereça um bom
serviço em troca e um atendimento mais eficaz.

A balança está pesando só de um lado neste momento.

--
Rafael