[caiu] Problema Elo.Net / Algar Telecom - Juiz de Fora, MG
Antonio Carlos Sanches
asanches em omni.net.br
Dom Mar 6 20:00:41 BRT 2016
Uso muito Algar, entre transporte e link tenho mais de 10 GB distribuidos
em 5 localidades, tenho um indice baixiiiissssiiiimmmooo de problemas, tipo
1~2 por ano e de solução muito rápida, pelo menos comigo sempre foram
transparentes e extremamente ageis.
Em 6 de março de 2016 19:36, CTBC Telecom <algartelecom at gmail.com> escreveu:
> O princípio do SLA de disponibilidade de um circuito é que existe um tempo
> acordado no contrato onde o tal circuito pode ficar indisponível sem gerar
> penalidades .
>
> Por exemplo, um SLA de 99.5% permite que um circuito fique fora do ar
> durante 44 horas durante um ano!
>
> Portanto, se o seu provedor não cumpriu o SLA acordado você pode acionar o
> contrato e pedir reembolso do período parado.
>
> 2016-03-06 13:18 GMT-03:00 Listas Tecnicas <listas.ger.redes at gmail.com>:
>
> > Prezados,
> >
> > temos links com a Elo.Net (provedor situado em São João Nepomuceno - MG)
> e
> > esta utiliza Links da Algar Telecom e de outras operadoras:
> > bgp.he.net/AS28125
> >
> > Desde o dia 03/03 o link apresenta sucessivas e constantes quedas. O
> > Suporte alega ser problema com a Algar Telecom em Juiz de Fora que é sua
> > principal fornecedora de Link.
> >
> > Em relação a Elo.Net, o que não dá para entender, é porque não ativam a
> > redundância que eles tem, já que eles tem link com a Internexa. É
> > estarrecedor que prefiram deixar um link problemático em funcionamento do
> > que usar a redundância (aliás, na quinta feira a noite, dia 03 ,
> utilizaram
> > a redundância durante um período, depois não mais) que eles supostamente
> > tem.
> >
> > Ao ligar para o atendimento, de imediato se escuta a seguinte gravação:
> > "Prezado Cliente, comunicamos que nosso serviço encontra-se indisponível
> > devido a paralisação de nossa principal fornecedora de link. Tão logo a
> > prestadora restabeleça seu serviço, nossa operação voltará a normalidade.
> > Agradecemos sua compreensão."
> >
> > Beira ao absurdo pedir compreensão há quatro dias (e sabe-se lá até
> > quando). Uma coisa é pedir compreensão para um problema inesperado e
> > passível de rápida solução. Outra é pedir compreensão por confiar sua
> > estrutura unicamente em um fornecedor de link e não ter uma redundância
> > efetiva e funcional em caso de falhas como essa. Do que adianta anunciar
> a
> > internexa e dizer ter redundância se ela não funciona?
> >
> > Isso é uma crítica construtiva e não destrutiva, então, não entendam mal.
> > Internet hoje é de item de extrema de necessidade e as empresas que
> prestam
> > este serviço tem que ter consciência disso. Redundância não é Luxo, é
> > necessidade, obrigação.
> >
> > Agora, em relação a Algar Telecom, conversando com amigos que tem
> > provedores e buscam link com a Algar tem Juiz de Fora, eles relataram
> > enfrentar problemas também (embora eles tenham redundância ativa e
> > funcional na rede).
> >
> > Um deles me disse que a Algar está com um problema em um Switch em Juiz
> de
> > Fora, o que está ocasionando lentidão e paralisação no serviço. Argumento
> > que se sustenta por essa thread da lista caiu:
> > https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2016-March/048871.html
> >
> > Garimpando na internet, achei esta notícia:
> >
> >
> http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/02/rompimento-de-fibra-otica-prejudica-telefonia-e-internet-no-centro-oeste.html
> >
> > E também esta reclamação, de um provedor de Visconde do Rio Branco - MG:
> >
> >
> http://www.reclameaqui.com.br/17209584/algar-telecom/problemas-constantes-link-ip-dedicado-1-gb/
> >
> > Então, pergunto, a Algar não cumpre o contrato de SLA para com seus
> > clientes? Mais de quatro dias para trocar um switch problemático?
> >
> > Acompanho a lista e sei que tem um participante que trabalha na Algar
> > Telecom e sempre que ele pode, esclarece os problemas. Amigo da Algar,
> você
> > tem alguma informação a respeito?
> >
> > Muito obrigado pela atenção de todos. Uma ótima semana.
> >
> > José Antônio.
> > _______________________________________________
> > caiu mailing list
> > caiu at eng.registro.br
> > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
> >
> >
> > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> >
> > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
> >
> _______________________________________________
> caiu mailing list
> caiu at eng.registro.br
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>
>
> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>
> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>
--
Mais detalhes sobre a lista de discussão caiu