[caiu] Problema Elo.Net / Algar Telecom - Juiz de Fora, MG

Listas Tecnicas listas.ger.redes em gmail.com
Dom Mar 6 20:36:39 BRT 2016


Boa Noite ao amigo da CTBC e ao Antônio Carlos,
obrigado por responderem.

Amigo da CTBC, compreendo sua explicação perfeitamente, porém na realidade,
o que eu gostaria de saber de você é sobre essa informação de que há um
problema por parte da ALGAR em Juiz de Fora, onde supostamente há um Switch
da Algar (vide informações que recebi de amigos que tem link com a Algar
buscando lá em JF, e também ao thread aqui mesmo da lista caiu que linkei
na minha mensagem anterior) apresentando problemas e até o momento não foi
substituído. Essa informação procede? Se não, de fato existe algum problema
em Juiz de Fora que seja de responsabilidade da Algar?

A minha pergunta com relação ao SLA, no caso da minha mensagem anterior,
seria o SLA entre a Algar Telecom e a Elo.Net (AS28125), visto que a
Elo.Net alega que o problema é com a Algar Telecom, assim como os demais
provedores da região que buscam link Algar em Juiz de Fora.

Enfim, procede a afirmação dos provedores?

Obrigado pela atenção,

José Antônio.

Em 6 de março de 2016 19:36, CTBC Telecom <algartelecom em gmail.com> escreveu:

> O princípio do SLA de disponibilidade de um circuito é que existe um tempo
> acordado no contrato onde o tal circuito pode ficar indisponível sem gerar
> penalidades .
>
> Por exemplo, um SLA de 99.5% permite que um circuito fique fora do ar
> durante 44 horas durante um ano!
>
> Portanto, se o seu provedor não cumpriu o SLA acordado você pode acionar o
> contrato e pedir reembolso do período parado.
>
> 2016-03-06 13:18 GMT-03:00 Listas Tecnicas <listas.ger.redes em gmail.com>:
>
> > Prezados,
> >
> > temos links com a Elo.Net (provedor situado em São João Nepomuceno - MG)
> e
> > esta utiliza Links da Algar Telecom e de outras operadoras:
> > bgp.he.net/AS28125
> >
> > Desde o dia 03/03 o link apresenta sucessivas e constantes quedas. O
> > Suporte alega ser problema com a Algar Telecom em Juiz de Fora que é sua
> > principal fornecedora de Link.
> >
> > Em relação a Elo.Net, o que não dá para entender, é porque não ativam a
> > redundância que eles tem, já que eles tem link com a Internexa. É
> > estarrecedor que prefiram deixar um link problemático em funcionamento do
> > que usar a redundância (aliás, na quinta feira a noite, dia 03 ,
> utilizaram
> > a redundância durante um período, depois não mais) que eles supostamente
> > tem.
> >
> > Ao ligar para o atendimento, de imediato se escuta a seguinte gravação:
> > "Prezado Cliente, comunicamos que nosso serviço encontra-se indisponível
> > devido a paralisação de nossa principal fornecedora de link. Tão logo a
> > prestadora restabeleça seu serviço, nossa operação voltará a normalidade.
> > Agradecemos sua compreensão."
> >
> > Beira ao absurdo pedir compreensão há quatro dias (e sabe-se lá até
> > quando). Uma coisa é pedir compreensão para um problema inesperado e
> > passível de rápida solução. Outra é pedir compreensão por confiar sua
> > estrutura unicamente em um fornecedor de link e não ter uma redundância
> > efetiva e funcional em caso de falhas como essa. Do que adianta anunciar
> a
> > internexa e dizer ter redundância se ela não funciona?
> >
> > Isso é uma crítica construtiva e não destrutiva, então, não entendam mal.
> > Internet hoje é de item de extrema de necessidade e as empresas que
> prestam
> > este serviço tem que ter consciência disso. Redundância não é Luxo, é
> > necessidade, obrigação.
> >
> > Agora, em relação a Algar Telecom, conversando com amigos que tem
> > provedores e buscam link com a Algar tem Juiz de Fora, eles relataram
> > enfrentar problemas também (embora eles tenham redundância ativa e
> > funcional na rede).
> >
> > Um deles me disse que a Algar está com um problema em um Switch em Juiz
> de
> > Fora, o que está ocasionando lentidão e paralisação no serviço. Argumento
> > que se sustenta por essa thread da lista caiu:
> > https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2016-March/048871.html
> >
> > Garimpando na internet, achei esta notícia:
> >
> >
> http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/02/rompimento-de-fibra-otica-prejudica-telefonia-e-internet-no-centro-oeste.html
> >
> > E também esta reclamação, de um provedor de Visconde do Rio Branco - MG:
> >
> >
> http://www.reclameaqui.com.br/17209584/algar-telecom/problemas-constantes-link-ip-dedicado-1-gb/
> >
> > Então, pergunto, a Algar não cumpre o contrato de SLA para com seus
> > clientes? Mais de quatro dias para trocar um switch problemático?
> >
> > Acompanho a lista e sei que tem um participante que trabalha na Algar
> > Telecom e sempre que ele pode, esclarece os problemas. Amigo da Algar,
> você
> > tem alguma informação a respeito?
> >
> > Muito obrigado pela atenção de todos. Uma ótima semana.
> >
> > José Antônio.
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