[caiu] Problema Elo.Net / Algar Telecom - Juiz de Fora, MG
CTBC Telecom
algartelecom em gmail.com
Dom Mar 6 19:36:35 BRT 2016
O princípio do SLA de disponibilidade de um circuito é que existe um tempo
acordado no contrato onde o tal circuito pode ficar indisponível sem gerar
penalidades .
Por exemplo, um SLA de 99.5% permite que um circuito fique fora do ar
durante 44 horas durante um ano!
Portanto, se o seu provedor não cumpriu o SLA acordado você pode acionar o
contrato e pedir reembolso do período parado.
2016-03-06 13:18 GMT-03:00 Listas Tecnicas <listas.ger.redes at gmail.com>:
> Prezados,
>
> temos links com a Elo.Net (provedor situado em São João Nepomuceno - MG) e
> esta utiliza Links da Algar Telecom e de outras operadoras:
> bgp.he.net/AS28125
>
> Desde o dia 03/03 o link apresenta sucessivas e constantes quedas. O
> Suporte alega ser problema com a Algar Telecom em Juiz de Fora que é sua
> principal fornecedora de Link.
>
> Em relação a Elo.Net, o que não dá para entender, é porque não ativam a
> redundância que eles tem, já que eles tem link com a Internexa. É
> estarrecedor que prefiram deixar um link problemático em funcionamento do
> que usar a redundância (aliás, na quinta feira a noite, dia 03 , utilizaram
> a redundância durante um período, depois não mais) que eles supostamente
> tem.
>
> Ao ligar para o atendimento, de imediato se escuta a seguinte gravação:
> "Prezado Cliente, comunicamos que nosso serviço encontra-se indisponível
> devido a paralisação de nossa principal fornecedora de link. Tão logo a
> prestadora restabeleça seu serviço, nossa operação voltará a normalidade.
> Agradecemos sua compreensão."
>
> Beira ao absurdo pedir compreensão há quatro dias (e sabe-se lá até
> quando). Uma coisa é pedir compreensão para um problema inesperado e
> passível de rápida solução. Outra é pedir compreensão por confiar sua
> estrutura unicamente em um fornecedor de link e não ter uma redundância
> efetiva e funcional em caso de falhas como essa. Do que adianta anunciar a
> internexa e dizer ter redundância se ela não funciona?
>
> Isso é uma crítica construtiva e não destrutiva, então, não entendam mal.
> Internet hoje é de item de extrema de necessidade e as empresas que prestam
> este serviço tem que ter consciência disso. Redundância não é Luxo, é
> necessidade, obrigação.
>
> Agora, em relação a Algar Telecom, conversando com amigos que tem
> provedores e buscam link com a Algar tem Juiz de Fora, eles relataram
> enfrentar problemas também (embora eles tenham redundância ativa e
> funcional na rede).
>
> Um deles me disse que a Algar está com um problema em um Switch em Juiz de
> Fora, o que está ocasionando lentidão e paralisação no serviço. Argumento
> que se sustenta por essa thread da lista caiu:
> https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2016-March/048871.html
>
> Garimpando na internet, achei esta notícia:
>
> http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/02/rompimento-de-fibra-otica-prejudica-telefonia-e-internet-no-centro-oeste.html
>
> E também esta reclamação, de um provedor de Visconde do Rio Branco - MG:
>
> http://www.reclameaqui.com.br/17209584/algar-telecom/problemas-constantes-link-ip-dedicado-1-gb/
>
> Então, pergunto, a Algar não cumpre o contrato de SLA para com seus
> clientes? Mais de quatro dias para trocar um switch problemático?
>
> Acompanho a lista e sei que tem um participante que trabalha na Algar
> Telecom e sempre que ele pode, esclarece os problemas. Amigo da Algar, você
> tem alguma informação a respeito?
>
> Muito obrigado pela atenção de todos. Uma ótima semana.
>
> José Antônio.
> _______________________________________________
> caiu mailing list
> caiu at eng.registro.br
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>
>
> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>
> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>
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