[caiu] Problema Elo.Net / Algar Telecom - Juiz de Fora, MG

Listas Tecnicas listas.ger.redes em gmail.com
Dom Mar 6 13:18:41 BRT 2016


Prezados,

temos links com a Elo.Net (provedor situado em São João Nepomuceno - MG) e
esta utiliza Links da Algar Telecom e de outras operadoras:
bgp.he.net/AS28125

Desde o dia 03/03 o link apresenta sucessivas e constantes quedas. O
Suporte alega ser problema com a Algar Telecom em Juiz de Fora que é sua
principal fornecedora de Link.

Em relação a Elo.Net, o que não dá para entender, é porque não ativam a
redundância que eles tem, já que eles tem link com a Internexa. É
estarrecedor que prefiram deixar um link problemático em funcionamento do
que usar a redundância (aliás, na quinta feira a noite, dia 03 , utilizaram
a redundância durante um período, depois não mais) que eles supostamente
tem.

Ao ligar para o atendimento, de imediato se escuta a seguinte gravação:
"Prezado Cliente, comunicamos que nosso serviço encontra-se indisponível
devido a paralisação de nossa principal fornecedora de link. Tão logo a
prestadora restabeleça seu serviço, nossa operação voltará a normalidade.
Agradecemos sua compreensão."

Beira ao absurdo pedir compreensão há quatro dias (e sabe-se lá até
quando). Uma coisa é pedir compreensão para um problema inesperado e
passível de rápida solução. Outra é pedir compreensão por confiar sua
estrutura unicamente em um fornecedor de link e não ter uma redundância
efetiva e funcional em caso de falhas como essa. Do que adianta anunciar a
internexa e dizer ter redundância se ela não funciona?

Isso é uma crítica construtiva e não destrutiva, então, não entendam mal.
Internet hoje é de item de extrema de necessidade e as empresas que prestam
este serviço tem que ter consciência disso. Redundância não é Luxo, é
necessidade, obrigação.

Agora, em relação a Algar Telecom, conversando com amigos que tem
provedores e buscam link com a Algar tem Juiz de Fora, eles relataram
enfrentar problemas também (embora eles tenham redundância ativa e
funcional na rede).

Um deles me disse que a Algar está com um problema em um Switch em Juiz de
Fora, o que está ocasionando lentidão e paralisação no serviço. Argumento
que se sustenta por essa thread da lista caiu:
https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2016-March/048871.html

Garimpando na internet, achei esta notícia:
http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/02/rompimento-de-fibra-otica-prejudica-telefonia-e-internet-no-centro-oeste.html

E também esta reclamação, de um provedor de Visconde do Rio Branco - MG:
http://www.reclameaqui.com.br/17209584/algar-telecom/problemas-constantes-link-ip-dedicado-1-gb/

Então, pergunto, a Algar não cumpre o contrato de SLA para com seus
clientes? Mais de quatro dias para trocar um switch problemático?

Acompanho a lista e sei que tem um participante que trabalha na Algar
Telecom e sempre que ele pode, esclarece os problemas. Amigo da Algar, você
tem alguma informação a respeito?

Muito obrigado pela atenção de todos. Uma ótima semana.

José Antônio.


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