[caiu] GigaDNS

Diego Canton de Brito diegocanton em ensite.com.br
Sexta Outubro 30 19:54:05 BRST 2015

>De cara, o mais óbvio é que você vai conseguir controlar por onde virá o feed do cache.

Sim, isso já fazemos hoje, escolhemos um dos trânsitos para receber na
vdd um /23 que contem o /24 de CDN, e para SP o próprio /24, ainda assim
o trafego não vem de SP;

>E, salvo engano, além de direcionar para o repositório que contenha o resultado desejado, o DNS de lá também deve implementar algum tipo de balanceamento em relação à carga de cada cache. P.S.: E como algum outro colega citou, talvez até algum tipo de Layering em função do tipo de CDN contratada por cada publicador.

Sim, ambos são esperados. Pelo que observei da Akamai, alguns tipo de
serviços acabam com DNS final akamai.net (americanas, submarino,
bancos), que me parece ser a geral e responder no cache de vez em
quando; Outros recebem edgekey.net ou akadns.net, esses parecem ser
serviços diferentes, tanto que "nunca" são direcionado para os cache,
exemplo Linkedin (no edge) e Apple (no akadns, acho que MS também tem
coisas).

>Partindo do princípio que o DNS e o IPs do Cache e dos NS recursivos usados pelo cache estejam no mesmo /24. É improvável que eles(akamai) implementem regras diferentes para destinos de entrega mais miúdos que 256 IPs. Afinal é censo comum que o menor prefixo internético seja /24 Será que isso faz sentido?

 Agora veio uma definição interessante que posso testar, vou verificar
com o pessoal aqui para trocarmos o IP de um dos anycasts para testar
isso; Mas acho improvável funcionar, temos que enviar os anúncios em uma
sessão BGP multihop para eles, mandamos inclusive /24 para ver se isso
influenciaria, afinal o que anuncio para eles é que irá receber
resultados de DNS.
---

Att.

DIEGO CANTON DE BRITO