[caiu] GigaDNS

Douglas Fischer fischerdouglas em gmail.com
Sexta Outubro 30 17:54:49 BRST 2015

De cara, o mais óbvio é que você vai conseguir controlar por onde virá o
feed do cache.

E, salvo engano, além de direcionar para o repositório que contenha o
resultado desejado, o DNS de lá também deve implementar algum tipo de
balanceamento em relação à carga de cada cache.
   P.S.: E como algum outro colega citou,
   talvez até algum tipo de Layering em
   função do tipo de CDN contratada por
   cada publicador.

Com isso o source da querie DNS também pesa nessa matemática.

Partindo do princípio que o DNS e o IPs do Cache e dos NS recursivos usados
pelo cache estejam no mesmo /24.
É improvável que eles(akamai) implementem regras diferentes para destinos
de entrega mais miúdos que 256 IPs.
Afinal é censo comum que o menor prefixo internético seja /24

Será que isso faz sentido?

Em 30 de outubro de 2015 16:30, Diego Canton de Brito <
diegocanton em ensite.com.br> escreveu:

> Não entendo como isso resolveria. Ter um /24 para CDNs ou um para cada
> CDN ou ainda estar em um bloco com outras coisas não me parece influir
> no fato do DNS deles simplesmente apontar de forma louca isso. kkkkkkkk
>
> ---
>
> Att.

> DIEGO CANTON DE BRITO

> uma solução já que não tenho como manipular o tráfego dele e acabou
> entupindo um link de trânsito inteiro. O mais engraçado é que tem uma
> empresa do Rio de Janeiro, participante do IX-SP cujo cache da Akamai
> [...]

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação