[caiu] Rota internacional (Brasil x Canadá) ALGAR Telecom

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Quinta Outubro 29 09:22:20 BRST 2015

> É uma questão relativa. Até onde sei, quando e onde a Oi não prioriza o
> ICMP, ela logo o desativa. Logicamente, toda regra tem exceção, e em alguns
> lugares do Brasil ela pode agir de modo diferente.

A Oi utiliza equipamentos que por default já fazem tratamento de prioridade
reduzida para ICMP, e não parece que eles se deem ao trabalhar de reverter
isso.

> Bom, a depender do tipo de tráfego, 40ms no primeiro salto já é muita
> coisa.

40 ms é o RTT típico de ADSL em modo Interleaved, que é a configuração
padrão da Oi e da Vivo na entrega de xDSL. Isso é esperável, exceto para
links entregues em fibra.

> Em se tratando de destinos internacionais então, cada ms conta.
> Citei a Oi como exemplo, pois sabemos de suas rotas mal otimizadas em
> muitos pontos do Brasil e mesmo assim, o RTT através da Oi para o referido
> destino, é menor que o da Algar.

A Oi usa a rede da Globenet, que tem dentro de suas fibras caminhos
exclusivos de baixa latência para NY. Não se são usados pela Oi, mas esse
pressuposto de que a Oi a referência do que é pior no mercado não se aplica
à parte internacional.

> Mas a questão da Thread é o router da ALGAR em Ashburn (
> xe-2-0-1-0.border-a.ash.algartelecom.com.br [201.48.46.169]) que está com
> um RTT muito elevado, seja para qualquer destino que passe por ele. Eu abri
> a Thread citando o meu caso com a OVH, onde tenho servidores, mas qualquer
> outro destino que passe por este router, a situação é a mesma: RTT elevado.

Um dos fatores mais comuns de latência aumentada para a costa leste
americana é tráfego indo pelo Pacífico. A volta por lá pode ser sensível em
ms; como a Algar usa transporte de outras empresas (Level 3, Sparkle,
TIWS), não dá para ver via traceroute qual o caminho que os bits estão
seguindo.

Rubens