[caiu] Operadoras sob ataque

Douglas Fischer fischerdouglas em gmail.com
Quinta Julho 9 11:18:00 BRT 2015

Eu ainda acredito que um efetivo bloqueio de spoofing resolveria, se não a
totalidade, mas 66,66% do problema com DDoS no mundo. Segue conta de
padeiro(hehe):

Vamos fingir que os ataques DDoS que ocorrem possam ser dividido em 3
categorias
  a)Pacotes provenientes de spoofing.
  b)Pacotes provenientes de origens reais, porém seus donos se escondem
atrás do argumento "Usaram nossos IPs para fazer Spoofing.".
  c)Pacotes provenientes de origens reais, porém de redes que são pouco
afetadas por medidas administrativas de controle(Ex.: Russia, Taiwan.).

A) Bloqueando Spoofing na Origem
   Logo -> Matamos 1/3
B) Bloqueando Spoofing na Origem, acabamos com a desculpinha na hora de
responsabilizar quem originou o ataque, seja intencional, seja por zombies
não mitigado.
   Logo -> Matamos mais 1/3 (OK, OK, sou "O" otimistão...)
C) Sobrando só os de terra sem lei, em algum tempo novas ações podem ser
pensadas.

Eu comparo isso com o famigerado/sonhado bloqueio da porta 25.
Doeu? -> Doeu!
Resolveu? -> Não, não resolveu!
Ajudou? -> Inegavelmente ajudou! Só olhar para
http://www.antispam.br/estatisticas/

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação