[caiu] RES: RES: Energia

Provedor Bogus provedorbogus em gmail.com
Terça Janeiro 20 13:11:25 BRST 2015

Em 20 de janeiro de 2015 12:54, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> O foco era corporativo, então o ARPU era nitidamente mais alto que isso.
> Mas o custo de obras/equipamentos não é função do ARPU... então não é só
> colocando energia renovável que se gasta isso, isso se gasta fácil em
> coisas bem cotidianas como ar-condicionado, aterramento, obras civis... e
> nenhum desses prestadores de serviço ou fornecedor de equipamento trabalha
> sem pagar.

Da forma que eu vejo as coisas, qualquer negócio funciona baseado no ARPU,
é por isso que uma conexão dedicada custa R$ 40 por mega e uma
compartilhada R$ 70 por 30 mega, o investimento pra garantir o SLA é são
totalmente diferente entre elas e tenho ciência que você sabe disso. Quando
coloquei o custo de implantação da energia, foi tão somente um único item
(energia), fora o resto (equipamentos, obras civis, estruturas metálicas,
etc). Óbvio que o custo total é muito maior que isso, mas de longe, o ROI
dos equipamentos renováveis é o pior. Dos outros (switches, roteadores,
concentradores, etc) faz parte do negócio.

> R$ 70/mês de Internet dos clientes requer ganho de escala, então se um POP
> atende 150 clientes, R$ 10 mil é um mês de receitas. Se for menos do que
> isso, significa que essa empresa já é muito dependente de investimento ao
> invés de capital próprio, e não é a escolha de tipo de fonte de energia que
> irá mudar isso.

Olhando assim, parece fácil.
Porém, vamos começar a abater os impostos mais básicos (ISS, ICMS,
PIS/COFINS) desse valor (nem colocamos IRPJ e mais uma meia dúzia de
"contribuições"). No fim, líquido, vai sobrar uns R$ 50.
Beleza. Ainda tá bom.
Agora, vamos colocar o custo operacional (links de Internet, estrutura,
folha de pagamento, água, luz que já teve aumento e ainda vai aumentar mais
40%, etc), e o principal de qualquer empresa, lucro. Quanto sobra pra
investir em energia renovável nos POPs ?