[caiu] RES: RES: Energia

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Terça Janeiro 20 12:54:32 BRST 2015

> na
> melhoria
> >

> Necessidade comum de empresa de telecom que pega dinheiro emprestado no
> BNDES né ?

Nope, sem dinheiro do BNDES.

> Quero ver fazer isso cobrando R$ 70/mês de Internet dos clientes.
>
> Das duas uma, ou essa empresa está quebrada devendo muito mais do que o
> patrimônio ou o ARPU dela permite isso. O que não se pode fazer é provedor
> pequeno/médio querer se comportar como uma semi-operadora porque a gente
> tem que pagar, não tem conversa.

O foco era corporativo, então o ARPU era nitidamente mais alto que isso.
Mas o custo de obras/equipamentos não é função do ARPU... então não é só
colocando energia renovável que se gasta isso, isso se gasta fácil em
coisas bem cotidianas como ar-condicionado, aterramento, obras civis... e
nenhum desses prestadores de serviço ou fornecedor de equipamento trabalha
sem pagar.

R$ 70/mês de Internet dos clientes requer ganho de escala, então se um POP
atende 150 clientes, R$ 10 mil é um mês de receitas. Se for menos do que
isso, significa que essa empresa já é muito dependente de investimento ao
invés de capital próprio, e não é a escolha de tipo de fonte de energia que
irá mudar isso.

Rubens