[caiu] Ataque direcionado ao Gmail/Google Apps (?)

Fabio Bastiglia Oliva fboliva em safenetworks.com
Quarta Janeiro 8 18:38:50 BRST 2014

Vinícius,

Boa tarde.

Além dos sistemas de minha empresa, vários outros parceiros e clientes
também  usam  os  serviços  do  Google e não detectamos nenhum tipo de
problema.

Quanto  a descrição do problema, ao que tudo indica, conforme apontado
pelos  colegas  da  lista, pode ser algo referente a SPAM destinado ao
seu domínio ou até utilizando o seu domínio como origem.

Existe  também  a  possibilidade  disso estar sendo disparado pelo seu
domínio  mesmo,  como, por exemplo, disparos feitos por um equipamento
infectado.

Se você quiser me enviar uma dessas mensagens de retorno em pvt, fique
a vontade... aí é possível fazer uma análise um pouco melhor.

De  qualquer  forma,  independente  de  qual  seja  o caso, (se já não
estiver  usando)  recomendo  a  utilização de SPF e Domain Keys no seu
domínio (fácil de configurar)... ajuda um pouco.

Uma  outra  medida é configurar uma conta exclusivamente para o "catch
all"   e   monitorá-la  via  web.  Se puder fazer dessa forma, se você
tiver uma "conta sobrando" eu acho mais seguro assim.

Att,
Fabio Bastiglia Oliva
fboliva at safenetworks.com