[caiu] Ataque direcionado ao Gmail/Google Apps (?)

Kurt Kraut listas em kurtkraut.net
Quarta Janeiro 8 18:44:34 BRST 2014

Aloha,

Tenho três domínios pessoais no Google Apps e com conta catch all e observo
o sintoma faz uns 2 anos. Quase sempre (99% dos casos ou mais) esses
e-mails caem na pasta de SPAM, mas tenho centenas de respostas de um tapa
no teclado comk asdnkasdkjsda at dominioquenaoconheco.com.br dizendo que
alguma conta igualmente com um tapa no teclado do MEU domínio tentou enviar
e-mail para lá e não existe.

Cheguei a suspeitar que era a frouxidão que eu aplicava no SPF com ~all.
Mesmo ponto -all, ou seja, eu determinando por SPF que só e somente só os
IPs do Google podem enviar e-mails se dizendo ser do meu domínio e o
sintoma persiste. Como os domínios envolvidos nestes e-mail quase sempre
são ou em chinês, coreano ou hindi, suspeito fortemente que afeta apenas
servidores mal configurados que não checam SPF.

Fora o volume adicional na pasta de SPAM, nunca observei outro sintoma ou
consequência (como meus domínios pararem em black list).

Abraços,

Kurt Kraut