[caiu] Datacenter pede NDA p/ impedir clientes se manifestem na lista caiu

André Luis Pereira andre em bsrpar.com
Sábado Janeiro 4 00:40:15 BRST 2014


Alex Vitola,


Pareces bem racional.

Em 03/01/14, Bruno Bicalho<bruno.bicalho em usp.br> escreveu:
> Garantia de não investir o realmente necessário em infra, em equipe, ter
> indisponibilidades constantes e nenhum risco da imagem ser queimada pelos
> clientes que estiverem insatisfeitos... que garantia mais legal!
>
> Bruno Bicalho
>
>
> Em 3 de janeiro de 2014 18:01, Alex Vitola <alex.vitola em gmail.com>
> escreveu:
>
>> Já imagino qual é o Datacenter :-\
>>
>> Sendo totalmente Advogado do Diabo ....
>>
>> Não acho que eles estejam errados, é a visão da empresa vai um pouco além
>> das questões técnicas, tem questões juridicas e administrativas junto que
>> nem sempre o pessoal da area técnica tem conhecimento, principalmente na
>> relação de confiança Empresa+Empregado.
>>
>> Acredito que da mesma forma que existe um escalation list para um
>> informação entram numa empresa (um chamado técnico ou outro) também deve
>> existir para sair qualquer informação da empresa.
>>
>> Como funcionário de alguns destes Datacenter citados te digo que nem
>> sempre
>> a primeira informação é q que acaba valendo, o fato de você estar dentro
>> de
>> um prédio que esta pegando fogo não significa que você sabe o origem do
>> incêndio, e normalmente o que fica gritando na janela é o que menos sabe
>> de
>> alguma coisa.
>>
>> Quem trabalha em Datacenter sabe que na hora do fogo nem sempre tu sabe o
>> que realmente esta acontecendo, apagar um incendio sempre é a prioridade
>> independente da empresa (UolHost/Kinghost/Under/Alog, etc) depois sim,
>> ver
>> com calma o que aconteceu para passar um feedback claro e preciso para
>> seus
>> clientes assim com cobrar uma explicação do problema seja de seus
>> colaboradores ou de seu fornecedor de link ou de infra.
>>
>> Apesar de achar totalmente antipática esta postura do datacenter de pedir
>> um NDA, "eu" pensando fora do meu escopo de profissional de NOC concordo
>> eles estão certos em fazer isso, na prática é só uma garantia legal.
>>
>> Enfim que venhas as pedradas ....
>>
>> att
>>
>> Alex Vitola
>>
>>
>>
>> Em 3 de janeiro de 2014 01:35, Lucas Willian Bocchi
>> <lucas.bocchi em gmail.com>escreveu:
>>
>> > Com certeza absoluta o objetivo da lista eh ajudar na melhora dos
>> servicos
>> > e por consequencia uma melhora no atendimento. Evitar que essas
>> informacoes
>> > nao sejam divulgadas ja mostram o nivel de transparencia que essa
>> > empresa
>> > tera na prestacao de contas de seua problemas. Acho que sair correndo
>> > sem
>> > olhar pra tras destes caboclos eh a melhor coisa.
>> > Em 02/01/2014 21:35, "Douglas Fischer" <fischerdouglas em gmail.com>
>> > escreveu:
>> >
>> > > Kurt,
>> > > concordo contigo que este tipo excesso jurídico é condenável e não
>> > salutar
>> > > para a inteligência na livre demanda nestes tipos de serviços.
>> > >
>> > > Porém, em contraponto, já vimos aqui diversos casos de excessos nos
>> > report
>> > > de status negativo de serviços. E inclusive já vivenciamos
>> > > discussões/argumentações que transpõe o aspecto técnico. Também já
>> vimos
>> > > muitos reports infundados.
>> > >     P.S.: Aliás, podemos dizer quanto
>> > >     mais exaltada e farta  de  termos
>> > >     chulos, maior a probabilidade  de
>> > >     ser infundado o report negativo.
>> > >
>> > > Sendo assim, não acho completamente inadequado que o prestador de
>> serviço
>> > > tente orientar, ou até condicionar em certo nível, a divulgação de
>> > > indisponibilidades.
>> > >
>> > > -Será que a falha não é minha?
>> > > -Fiz todos os testes possíveis?
>> > > -Coletei os dados comprobatórios?
>> > > -Tentei contato direto com o prestador de serviço?
>> > >   -Não obtive resposta?(Esgotar as vias administrativas)
>> > > - Reportar a falha vai auxiliar assinantes da missiva?
>> > > - Reportando a falha algum colega pode me ajudar a contornar o
>> problema?
>> > > Então deve-se iniciar o processo de relatar à CAIU(e outras listas) a
>> > falha
>> > > ocorrida.
>> > >
>> > >    P.S.: Eu acho muito  engraçado  e
>> > >    merecido quando um reclamante não
>> > >    faz a tarefa de casa, sai falando
>> > >    mal do serviço, e "toma nos dedos
>> > >    em praça pública" porque  a  dita
>> > >    falha é "culpa" dele mesmo.
>> > >
>> > >
>> > >
>> > > Do outro lado da moeda, devemos elogiar prestadores de serviços que
>> > > orientam seus colaboradores(quem sabe até alocando alguns
>> especificamente
>> > > p/ isso) a atender "por dentro da lista" alguns desses reports.
>> > > Essa postura deveria ser incentivada pelos moderadores da
>> > > CAIU/NIC.BR.
>> > >
>> > > Dentre os prestadores que me recordo de fazerem isso recentemente,
>> posso
>> > > citar: Locaweb(Na figura do Glauco), Sul! Internet, CTBC...
>> > >
>> > >
>> > >
>> > >
>> > > Em 2 de janeiro de 2014 21:20, Kurt Kraut <listas em kurtkraut.net>
>> > escreveu:
>> > >
>> > > > Aloha,
>> > > >
>> > > >
>> > > > Com muito espanto recebi uma mensagem de um amigo dizendo que o
>> > > fornecedor
>> > > > de datacenter dele está o obrigando a assinar um NDA que exige
>> sigilo a
>> > > > respeito de falhas do serviço e instabilidades. Caso ele tenha
>> > problemas
>> > > > com este datacenter, não poderá se manifestar publicamente
>> > > > relatando
>> o
>> > > > problema. Este datacenter é um dos maiores do país, tem sede em São
>> > > Paulo,
>> > > > tem produtos de colocation, dedicado e hospedagem compartilhada.
>> > > > Nos
>> > > > últimos 2 anos esta empresa foi citada nesta lista do CAIU diversas
>> > > vezes.
>> > > > Nos episódios mais massivos panes elétricas deixaram clientes por
>> dias
>> > > fora
>> > > > do ar.
>> > > >
>> > > > Apesar de ser um assunto jurídico e não técnico e eu ser um dos
>> > > defensores
>> > > > que assuntos off-topic não devam ser tratados nesta lista, creio
>> > > > que
>> > > > concordarão comigo que a existência deste tipo de contrato de
>> > > > sigilo
>> ou
>> > > > coação de clientes a fazerem sigilo sobre a (má) performance do
>> > > fornecedor
>> > > > é uma ameaça direta a esta lista de e-mails. É uma forma de impedir
>> que
>> > > os
>> > > > profissionais e empresas aqui reunidos possam trocar informações
>> sobre
>> > > > indisponibilidade de serviços na internet brasileira.
>> > > >
>> > > > Mais alguém recebeu esse tipo de NDA, contrato ou coação? O que
>> podemos
>> > > > fazer a respeito para proteger nossa liberdade de tomar
>> > > > conhecimento
>> e
>> > > > discutir panes em fornecedores da cadeia produtiva da internet?
>> > > >
>> > > >
>> > > > Abraços,
>> > > >
>> > > >
>> > > > Kurt Kraut (listas em kurtkraut.net)
>> > > > _______________________________________________
>> > > > caiu mailing list
>> > > > caiu em eng.registro.br
>> > > > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>> > > >
>> > > >
>> > > > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>> > > >
>> > > > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>> > > >
>> > >
>> > >
>> > >
>> > > --
>> > > Douglas Fernando Fischer
>> > > Engº de Controle e Automação
>> > > _______________________________________________
>> > > caiu mailing list
>> > > caiu em eng.registro.br
>> > > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>> > >
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>> > > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>> > >
>> > > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>> > >
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>> > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
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