[caiu] Datacenter pede NDA p/ impedir clientes se manifestem na lista caiu

Carlos Menandro carlosmenandro em gmail.com
Sábado Janeiro 4 22:03:18 BRST 2014


Querem sigilo?
Então que exista uma cláusula de multa bem pesada por indisponibilidade.
Mas isso apenas os grandes podem exigir...


Em 3 de janeiro de 2014 22:40, André Luis Pereira <andre em bsrpar.com>escreveu:

> Alex Vitola,
>
>
> Pareces bem racional.
>
> Em 03/01/14, Bruno Bicalho<bruno.bicalho em usp.br> escreveu:
> > Garantia de não investir o realmente necessário em infra, em equipe, ter
> > indisponibilidades constantes e nenhum risco da imagem ser queimada pelos
> > clientes que estiverem insatisfeitos... que garantia mais legal!
> >
> > Bruno Bicalho
> >
> >
> > Em 3 de janeiro de 2014 18:01, Alex Vitola <alex.vitola em gmail.com>
> > escreveu:
> >
> >> Já imagino qual é o Datacenter :-\
> >>
> >> Sendo totalmente Advogado do Diabo ....
> >>
> >> Não acho que eles estejam errados, é a visão da empresa vai um pouco
> além
> >> das questões técnicas, tem questões juridicas e administrativas junto
> que
> >> nem sempre o pessoal da area técnica tem conhecimento, principalmente na
> >> relação de confiança Empresa+Empregado.
> >>
> >> Acredito que da mesma forma que existe um escalation list para um
> >> informação entram numa empresa (um chamado técnico ou outro) também deve
> >> existir para sair qualquer informação da empresa.
> >>
> >> Como funcionário de alguns destes Datacenter citados te digo que nem
> >> sempre
> >> a primeira informação é q que acaba valendo, o fato de você estar dentro
> >> de
> >> um prédio que esta pegando fogo não significa que você sabe o origem do
> >> incêndio, e normalmente o que fica gritando na janela é o que menos sabe
> >> de
> >> alguma coisa.
> >>
> >> Quem trabalha em Datacenter sabe que na hora do fogo nem sempre tu sabe
> o
> >> que realmente esta acontecendo, apagar um incendio sempre é a prioridade
> >> independente da empresa (UolHost/Kinghost/Under/Alog, etc) depois sim,
> >> ver
> >> com calma o que aconteceu para passar um feedback claro e preciso para
> >> seus
> >> clientes assim com cobrar uma explicação do problema seja de seus
> >> colaboradores ou de seu fornecedor de link ou de infra.
> >>
> >> Apesar de achar totalmente antipática esta postura do datacenter de
> pedir
> >> um NDA, "eu" pensando fora do meu escopo de profissional de NOC concordo
> >> eles estão certos em fazer isso, na prática é só uma garantia legal.
> >>
> >> Enfim que venhas as pedradas ....
> >>
> >> att
> >>
> >> Alex Vitola
> >>
> >>
> >>
> >> Em 3 de janeiro de 2014 01:35, Lucas Willian Bocchi
> >> <lucas.bocchi em gmail.com>escreveu:
> >>
> >> > Com certeza absoluta o objetivo da lista eh ajudar na melhora dos
> >> servicos
> >> > e por consequencia uma melhora no atendimento. Evitar que essas
> >> informacoes
> >> > nao sejam divulgadas ja mostram o nivel de transparencia que essa
> >> > empresa
> >> > tera na prestacao de contas de seua problemas. Acho que sair correndo
> >> > sem
> >> > olhar pra tras destes caboclos eh a melhor coisa.
> >> > Em 02/01/2014 21:35, "Douglas Fischer" <fischerdouglas em gmail.com>
> >> > escreveu:
> >> >
> >> > > Kurt,
> >> > > concordo contigo que este tipo excesso jurídico é condenável e não
> >> > salutar
> >> > > para a inteligência na livre demanda nestes tipos de serviços.
> >> > >
> >> > > Porém, em contraponto, já vimos aqui diversos casos de excessos nos
> >> > report
> >> > > de status negativo de serviços. E inclusive já vivenciamos
> >> > > discussões/argumentações que transpõe o aspecto técnico. Também já
> >> vimos
> >> > > muitos reports infundados.
> >> > >     P.S.: Aliás, podemos dizer quanto
> >> > >     mais exaltada e farta  de  termos
> >> > >     chulos, maior a probabilidade  de
> >> > >     ser infundado o report negativo.
> >> > >
> >> > > Sendo assim, não acho completamente inadequado que o prestador de
> >> serviço
> >> > > tente orientar, ou até condicionar em certo nível, a divulgação de
> >> > > indisponibilidades.
> >> > >
> >> > > -Será que a falha não é minha?
> >> > > -Fiz todos os testes possíveis?
> >> > > -Coletei os dados comprobatórios?
> >> > > -Tentei contato direto com o prestador de serviço?
> >> > >   -Não obtive resposta?(Esgotar as vias administrativas)
> >> > > - Reportar a falha vai auxiliar assinantes da missiva?
> >> > > - Reportando a falha algum colega pode me ajudar a contornar o
> >> problema?
> >> > > Então deve-se iniciar o processo de relatar à CAIU(e outras listas)
> a
> >> > falha
> >> > > ocorrida.
> >> > >
> >> > >    P.S.: Eu acho muito  engraçado  e
> >> > >    merecido quando um reclamante não
> >> > >    faz a tarefa de casa, sai falando
> >> > >    mal do serviço, e "toma nos dedos
> >> > >    em praça pública" porque  a  dita
> >> > >    falha é "culpa" dele mesmo.
> >> > >
> >> > >
> >> > >
> >> > > Do outro lado da moeda, devemos elogiar prestadores de serviços que
> >> > > orientam seus colaboradores(quem sabe até alocando alguns
> >> especificamente
> >> > > p/ isso) a atender "por dentro da lista" alguns desses reports.
> >> > > Essa postura deveria ser incentivada pelos moderadores da
> >> > > CAIU/NIC.BR.
> >> > >
> >> > > Dentre os prestadores que me recordo de fazerem isso recentemente,
> >> posso
> >> > > citar: Locaweb(Na figura do Glauco), Sul! Internet, CTBC...
> >> > >
> >> > >
> >> > >
> >> > >
> >> > > Em 2 de janeiro de 2014 21:20, Kurt Kraut <listas em kurtkraut.net>
> >> > escreveu:
> >> > >
> >> > > > Aloha,
> >> > > >
> >> > > >
> >> > > > Com muito espanto recebi uma mensagem de um amigo dizendo que o
> >> > > fornecedor
> >> > > > de datacenter dele está o obrigando a assinar um NDA que exige
> >> sigilo a
> >> > > > respeito de falhas do serviço e instabilidades. Caso ele tenha
> >> > problemas
> >> > > > com este datacenter, não poderá se manifestar publicamente
> >> > > > relatando
> >> o
> >> > > > problema. Este datacenter é um dos maiores do país, tem sede em
> São
> >> > > Paulo,
> >> > > > tem produtos de colocation, dedicado e hospedagem compartilhada.
> >> > > > Nos
> >> > > > últimos 2 anos esta empresa foi citada nesta lista do CAIU
> diversas
> >> > > vezes.
> >> > > > Nos episódios mais massivos panes elétricas deixaram clientes por
> >> dias
> >> > > fora
> >> > > > do ar.
> >> > > >
> >> > > > Apesar de ser um assunto jurídico e não técnico e eu ser um dos
> >> > > defensores
> >> > > > que assuntos off-topic não devam ser tratados nesta lista, creio
> >> > > > que
> >> > > > concordarão comigo que a existência deste tipo de contrato de
> >> > > > sigilo
> >> ou
> >> > > > coação de clientes a fazerem sigilo sobre a (má) performance do
> >> > > fornecedor
> >> > > > é uma ameaça direta a esta lista de e-mails. É uma forma de
> impedir
> >> que
> >> > > os
> >> > > > profissionais e empresas aqui reunidos possam trocar informações
> >> sobre
> >> > > > indisponibilidade de serviços na internet brasileira.
> >> > > >
> >> > > > Mais alguém recebeu esse tipo de NDA, contrato ou coação? O que
> >> podemos
> >> > > > fazer a respeito para proteger nossa liberdade de tomar
> >> > > > conhecimento
> >> e
> >> > > > discutir panes em fornecedores da cadeia produtiva da internet?
> >> > > >
> >> > > >
> >> > > > Abraços,
> >> > > >
> >> > > >
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