[caiu] Datacenter pede NDA p/ impedir clientes se manifestem na lista caiu
Bruno Bicalho
bruno.bicalho em usp.br
Sexta Janeiro 3 18:40:12 BRST 2014
Garantia de não investir o realmente necessário em infra, em equipe, ter
indisponibilidades constantes e nenhum risco da imagem ser queimada pelos
clientes que estiverem insatisfeitos... que garantia mais legal!
Bruno Bicalho
Em 3 de janeiro de 2014 18:01, Alex Vitola <alex.vitola em gmail.com> escreveu:
> Já imagino qual é o Datacenter :-\
>
> Sendo totalmente Advogado do Diabo ....
>
> Não acho que eles estejam errados, é a visão da empresa vai um pouco além
> das questões técnicas, tem questões juridicas e administrativas junto que
> nem sempre o pessoal da area técnica tem conhecimento, principalmente na
> relação de confiança Empresa+Empregado.
>
> Acredito que da mesma forma que existe um escalation list para um
> informação entram numa empresa (um chamado técnico ou outro) também deve
> existir para sair qualquer informação da empresa.
>
> Como funcionário de alguns destes Datacenter citados te digo que nem sempre
> a primeira informação é q que acaba valendo, o fato de você estar dentro de
> um prédio que esta pegando fogo não significa que você sabe o origem do
> incêndio, e normalmente o que fica gritando na janela é o que menos sabe de
> alguma coisa.
>
> Quem trabalha em Datacenter sabe que na hora do fogo nem sempre tu sabe o
> que realmente esta acontecendo, apagar um incendio sempre é a prioridade
> independente da empresa (UolHost/Kinghost/Under/Alog, etc) depois sim, ver
> com calma o que aconteceu para passar um feedback claro e preciso para seus
> clientes assim com cobrar uma explicação do problema seja de seus
> colaboradores ou de seu fornecedor de link ou de infra.
>
> Apesar de achar totalmente antipática esta postura do datacenter de pedir
> um NDA, "eu" pensando fora do meu escopo de profissional de NOC concordo
> eles estão certos em fazer isso, na prática é só uma garantia legal.
>
> Enfim que venhas as pedradas ....
>
> att
>
> Alex Vitola
>
>
>
> Em 3 de janeiro de 2014 01:35, Lucas Willian Bocchi
> <lucas.bocchi em gmail.com>escreveu:
>
> > Com certeza absoluta o objetivo da lista eh ajudar na melhora dos
> servicos
> > e por consequencia uma melhora no atendimento. Evitar que essas
> informacoes
> > nao sejam divulgadas ja mostram o nivel de transparencia que essa empresa
> > tera na prestacao de contas de seua problemas. Acho que sair correndo sem
> > olhar pra tras destes caboclos eh a melhor coisa.
> > Em 02/01/2014 21:35, "Douglas Fischer" <fischerdouglas em gmail.com>
> > escreveu:
> >
> > > Kurt,
> > > concordo contigo que este tipo excesso jurídico é condenável e não
> > salutar
> > > para a inteligência na livre demanda nestes tipos de serviços.
> > >
> > > Porém, em contraponto, já vimos aqui diversos casos de excessos nos
> > report
> > > de status negativo de serviços. E inclusive já vivenciamos
> > > discussões/argumentações que transpõe o aspecto técnico. Também já
> vimos
> > > muitos reports infundados.
> > > P.S.: Aliás, podemos dizer quanto
> > > mais exaltada e farta de termos
> > > chulos, maior a probabilidade de
> > > ser infundado o report negativo.
> > >
> > > Sendo assim, não acho completamente inadequado que o prestador de
> serviço
> > > tente orientar, ou até condicionar em certo nível, a divulgação de
> > > indisponibilidades.
> > >
> > > -Será que a falha não é minha?
> > > -Fiz todos os testes possíveis?
> > > -Coletei os dados comprobatórios?
> > > -Tentei contato direto com o prestador de serviço?
> > > -Não obtive resposta?(Esgotar as vias administrativas)
> > > - Reportar a falha vai auxiliar assinantes da missiva?
> > > - Reportando a falha algum colega pode me ajudar a contornar o
> problema?
> > > Então deve-se iniciar o processo de relatar à CAIU(e outras listas) a
> > falha
> > > ocorrida.
> > >
> > > P.S.: Eu acho muito engraçado e
> > > merecido quando um reclamante não
> > > faz a tarefa de casa, sai falando
> > > mal do serviço, e "toma nos dedos
> > > em praça pública" porque a dita
> > > falha é "culpa" dele mesmo.
> > >
> > >
> > >
> > > Do outro lado da moeda, devemos elogiar prestadores de serviços que
> > > orientam seus colaboradores(quem sabe até alocando alguns
> especificamente
> > > p/ isso) a atender "por dentro da lista" alguns desses reports.
> > > Essa postura deveria ser incentivada pelos moderadores da CAIU/NIC.BR.
> > >
> > > Dentre os prestadores que me recordo de fazerem isso recentemente,
> posso
> > > citar: Locaweb(Na figura do Glauco), Sul! Internet, CTBC...
> > >
> > >
> > >
> > >
> > > Em 2 de janeiro de 2014 21:20, Kurt Kraut <listas em kurtkraut.net>
> > escreveu:
> > >
> > > > Aloha,
> > > >
> > > >
> > > > Com muito espanto recebi uma mensagem de um amigo dizendo que o
> > > fornecedor
> > > > de datacenter dele está o obrigando a assinar um NDA que exige
> sigilo a
> > > > respeito de falhas do serviço e instabilidades. Caso ele tenha
> > problemas
> > > > com este datacenter, não poderá se manifestar publicamente relatando
> o
> > > > problema. Este datacenter é um dos maiores do país, tem sede em São
> > > Paulo,
> > > > tem produtos de colocation, dedicado e hospedagem compartilhada. Nos
> > > > últimos 2 anos esta empresa foi citada nesta lista do CAIU diversas
> > > vezes.
> > > > Nos episódios mais massivos panes elétricas deixaram clientes por
> dias
> > > fora
> > > > do ar.
> > > >
> > > > Apesar de ser um assunto jurídico e não técnico e eu ser um dos
> > > defensores
> > > > que assuntos off-topic não devam ser tratados nesta lista, creio que
> > > > concordarão comigo que a existência deste tipo de contrato de sigilo
> ou
> > > > coação de clientes a fazerem sigilo sobre a (má) performance do
> > > fornecedor
> > > > é uma ameaça direta a esta lista de e-mails. É uma forma de impedir
> que
> > > os
> > > > profissionais e empresas aqui reunidos possam trocar informações
> sobre
> > > > indisponibilidade de serviços na internet brasileira.
> > > >
> > > > Mais alguém recebeu esse tipo de NDA, contrato ou coação? O que
> podemos
> > > > fazer a respeito para proteger nossa liberdade de tomar conhecimento
> e
> > > > discutir panes em fornecedores da cadeia produtiva da internet?
> > > >
> > > >
> > > > Abraços,
> > > >
> > > >
> > > > Kurt Kraut (listas em kurtkraut.net)
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