[caiu] Datacenter pede NDA p/ impedir clientes se manifestem na lista caiu

Alex Vitola alex.vitola em gmail.com
Sexta Janeiro 3 18:01:22 BRST 2014


Já imagino qual é o Datacenter :-\

Sendo totalmente Advogado do Diabo ....

Não acho que eles estejam errados, é a visão da empresa vai um pouco além
das questões técnicas, tem questões juridicas e administrativas junto que
nem sempre o pessoal da area técnica tem conhecimento, principalmente na
relação de confiança Empresa+Empregado.

Acredito que da mesma forma que existe um escalation list para um
informação entram numa empresa (um chamado técnico ou outro) também deve
existir para sair qualquer informação da empresa.

Como funcionário de alguns destes Datacenter citados te digo que nem sempre
a primeira informação é q que acaba valendo, o fato de você estar dentro de
um prédio que esta pegando fogo não significa que você sabe o origem do
incêndio, e normalmente o que fica gritando na janela é o que menos sabe de
alguma coisa.

Quem trabalha em Datacenter sabe que na hora do fogo nem sempre tu sabe o
que realmente esta acontecendo, apagar um incendio sempre é a prioridade
independente da empresa (UolHost/Kinghost/Under/Alog, etc) depois sim, ver
com calma o que aconteceu para passar um feedback claro e preciso para seus
clientes assim com cobrar uma explicação do problema seja de seus
colaboradores ou de seu fornecedor de link ou de infra.

Apesar de achar totalmente antipática esta postura do datacenter de pedir
um NDA, "eu" pensando fora do meu escopo de profissional de NOC concordo
eles estão certos em fazer isso, na prática é só uma garantia legal.

Enfim que venhas as pedradas ....

att

Alex Vitola



Em 3 de janeiro de 2014 01:35, Lucas Willian Bocchi
<lucas.bocchi em gmail.com>escreveu:

> Com certeza absoluta o objetivo da lista eh ajudar na melhora dos servicos
> e por consequencia uma melhora no atendimento. Evitar que essas informacoes
> nao sejam divulgadas ja mostram o nivel de transparencia que essa empresa
> tera na prestacao de contas de seua problemas. Acho que sair correndo sem
> olhar pra tras destes caboclos eh a melhor coisa.
> Em 02/01/2014 21:35, "Douglas Fischer" <fischerdouglas em gmail.com>
> escreveu:
>
> > Kurt,
> > concordo contigo que este tipo excesso jurídico é condenável e não
> salutar
> > para a inteligência na livre demanda nestes tipos de serviços.
> >
> > Porém, em contraponto, já vimos aqui diversos casos de excessos nos
> report
> > de status negativo de serviços. E inclusive já vivenciamos
> > discussões/argumentações que transpõe o aspecto técnico. Também já vimos
> > muitos reports infundados.
> >     P.S.: Aliás, podemos dizer quanto
> >     mais exaltada e farta  de  termos
> >     chulos, maior a probabilidade  de
> >     ser infundado o report negativo.
> >
> > Sendo assim, não acho completamente inadequado que o prestador de serviço
> > tente orientar, ou até condicionar em certo nível, a divulgação de
> > indisponibilidades.
> >
> > -Será que a falha não é minha?
> > -Fiz todos os testes possíveis?
> > -Coletei os dados comprobatórios?
> > -Tentei contato direto com o prestador de serviço?
> >   -Não obtive resposta?(Esgotar as vias administrativas)
> > - Reportar a falha vai auxiliar assinantes da missiva?
> > - Reportando a falha algum colega pode me ajudar a contornar o problema?
> > Então deve-se iniciar o processo de relatar à CAIU(e outras listas) a
> falha
> > ocorrida.
> >
> >    P.S.: Eu acho muito  engraçado  e
> >    merecido quando um reclamante não
> >    faz a tarefa de casa, sai falando
> >    mal do serviço, e "toma nos dedos
> >    em praça pública" porque  a  dita
> >    falha é "culpa" dele mesmo.
> >
> >
> >
> > Do outro lado da moeda, devemos elogiar prestadores de serviços que
> > orientam seus colaboradores(quem sabe até alocando alguns especificamente
> > p/ isso) a atender "por dentro da lista" alguns desses reports.
> > Essa postura deveria ser incentivada pelos moderadores da CAIU/NIC.BR.
> >
> > Dentre os prestadores que me recordo de fazerem isso recentemente, posso
> > citar: Locaweb(Na figura do Glauco), Sul! Internet, CTBC...
> >
> >
> >
> >
> > Em 2 de janeiro de 2014 21:20, Kurt Kraut <listas em kurtkraut.net>
> escreveu:
> >
> > > Aloha,
> > >
> > >
> > > Com muito espanto recebi uma mensagem de um amigo dizendo que o
> > fornecedor
> > > de datacenter dele está o obrigando a assinar um NDA que exige sigilo a
> > > respeito de falhas do serviço e instabilidades. Caso ele tenha
> problemas
> > > com este datacenter, não poderá se manifestar publicamente relatando o
> > > problema. Este datacenter é um dos maiores do país, tem sede em São
> > Paulo,
> > > tem produtos de colocation, dedicado e hospedagem compartilhada. Nos
> > > últimos 2 anos esta empresa foi citada nesta lista do CAIU diversas
> > vezes.
> > > Nos episódios mais massivos panes elétricas deixaram clientes por dias
> > fora
> > > do ar.
> > >
> > > Apesar de ser um assunto jurídico e não técnico e eu ser um dos
> > defensores
> > > que assuntos off-topic não devam ser tratados nesta lista, creio que
> > > concordarão comigo que a existência deste tipo de contrato de sigilo ou
> > > coação de clientes a fazerem sigilo sobre a (má) performance do
> > fornecedor
> > > é uma ameaça direta a esta lista de e-mails. É uma forma de impedir que
> > os
> > > profissionais e empresas aqui reunidos possam trocar informações sobre
> > > indisponibilidade de serviços na internet brasileira.
> > >
> > > Mais alguém recebeu esse tipo de NDA, contrato ou coação? O que podemos
> > > fazer a respeito para proteger nossa liberdade de tomar conhecimento e
> > > discutir panes em fornecedores da cadeia produtiva da internet?
> > >
> > >
> > > Abraços,
> > >
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