[caiu] Datacenter pede NDA p/ impedir clientes se manifestem na lista caiu

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi em gmail.com
Sexta Janeiro 3 01:35:17 BRST 2014


Com certeza absoluta o objetivo da lista eh ajudar na melhora dos servicos
e por consequencia uma melhora no atendimento. Evitar que essas informacoes
nao sejam divulgadas ja mostram o nivel de transparencia que essa empresa
tera na prestacao de contas de seua problemas. Acho que sair correndo sem
olhar pra tras destes caboclos eh a melhor coisa.
Em 02/01/2014 21:35, "Douglas Fischer" <fischerdouglas em gmail.com> escreveu:

> Kurt,
> concordo contigo que este tipo excesso jurídico é condenável e não salutar
> para a inteligência na livre demanda nestes tipos de serviços.
>
> Porém, em contraponto, já vimos aqui diversos casos de excessos nos report
> de status negativo de serviços. E inclusive já vivenciamos
> discussões/argumentações que transpõe o aspecto técnico. Também já vimos
> muitos reports infundados.
>     P.S.: Aliás, podemos dizer quanto
>     mais exaltada e farta  de  termos
>     chulos, maior a probabilidade  de
>     ser infundado o report negativo.
>
> Sendo assim, não acho completamente inadequado que o prestador de serviço
> tente orientar, ou até condicionar em certo nível, a divulgação de
> indisponibilidades.
>
> -Será que a falha não é minha?
> -Fiz todos os testes possíveis?
> -Coletei os dados comprobatórios?
> -Tentei contato direto com o prestador de serviço?
>   -Não obtive resposta?(Esgotar as vias administrativas)
> - Reportar a falha vai auxiliar assinantes da missiva?
> - Reportando a falha algum colega pode me ajudar a contornar o problema?
> Então deve-se iniciar o processo de relatar à CAIU(e outras listas) a falha
> ocorrida.
>
>    P.S.: Eu acho muito  engraçado  e
>    merecido quando um reclamante não
>    faz a tarefa de casa, sai falando
>    mal do serviço, e "toma nos dedos
>    em praça pública" porque  a  dita
>    falha é "culpa" dele mesmo.
>
>
>
> Do outro lado da moeda, devemos elogiar prestadores de serviços que
> orientam seus colaboradores(quem sabe até alocando alguns especificamente
> p/ isso) a atender "por dentro da lista" alguns desses reports.
> Essa postura deveria ser incentivada pelos moderadores da CAIU/NIC.BR.
>
> Dentre os prestadores que me recordo de fazerem isso recentemente, posso
> citar: Locaweb(Na figura do Glauco), Sul! Internet, CTBC...
>
>
>
>
> Em 2 de janeiro de 2014 21:20, Kurt Kraut <listas em kurtkraut.net> escreveu:
>
> > Aloha,
> >
> >
> > Com muito espanto recebi uma mensagem de um amigo dizendo que o
> fornecedor
> > de datacenter dele está o obrigando a assinar um NDA que exige sigilo a
> > respeito de falhas do serviço e instabilidades. Caso ele tenha problemas
> > com este datacenter, não poderá se manifestar publicamente relatando o
> > problema. Este datacenter é um dos maiores do país, tem sede em São
> Paulo,
> > tem produtos de colocation, dedicado e hospedagem compartilhada. Nos
> > últimos 2 anos esta empresa foi citada nesta lista do CAIU diversas
> vezes.
> > Nos episódios mais massivos panes elétricas deixaram clientes por dias
> fora
> > do ar.
> >
> > Apesar de ser um assunto jurídico e não técnico e eu ser um dos
> defensores
> > que assuntos off-topic não devam ser tratados nesta lista, creio que
> > concordarão comigo que a existência deste tipo de contrato de sigilo ou
> > coação de clientes a fazerem sigilo sobre a (má) performance do
> fornecedor
> > é uma ameaça direta a esta lista de e-mails. É uma forma de impedir que
> os
> > profissionais e empresas aqui reunidos possam trocar informações sobre
> > indisponibilidade de serviços na internet brasileira.
> >
> > Mais alguém recebeu esse tipo de NDA, contrato ou coação? O que podemos
> > fazer a respeito para proteger nossa liberdade de tomar conhecimento e
> > discutir panes em fornecedores da cadeia produtiva da internet?
> >
> >
> > Abraços,
> >
> >
> > Kurt Kraut (listas em kurtkraut.net)
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