[caiu] Datacenter pede NDA p/ impedir clientes se manifestem na lista caiu

Douglas Fischer fischerdouglas em gmail.com
Quinta Janeiro 2 22:14:57 BRST 2014


Kurt,
concordo contigo que este tipo excesso jurídico é condenável e não salutar
para a inteligência na livre demanda nestes tipos de serviços.

Porém, em contraponto, já vimos aqui diversos casos de excessos nos report
de status negativo de serviços. E inclusive já vivenciamos
discussões/argumentações que transpõe o aspecto técnico. Também já vimos
muitos reports infundados.
    P.S.: Aliás, podemos dizer quanto
    mais exaltada e farta  de  termos
    chulos, maior a probabilidade  de
    ser infundado o report negativo.

Sendo assim, não acho completamente inadequado que o prestador de serviço
tente orientar, ou até condicionar em certo nível, a divulgação de
indisponibilidades.

-Será que a falha não é minha?
-Fiz todos os testes possíveis?
-Coletei os dados comprobatórios?
-Tentei contato direto com o prestador de serviço?
  -Não obtive resposta?(Esgotar as vias administrativas)
- Reportar a falha vai auxiliar assinantes da missiva?
- Reportando a falha algum colega pode me ajudar a contornar o problema?
Então deve-se iniciar o processo de relatar à CAIU(e outras listas) a falha
ocorrida.

   P.S.: Eu acho muito  engraçado  e
   merecido quando um reclamante não
   faz a tarefa de casa, sai falando
   mal do serviço, e "toma nos dedos
   em praça pública" porque  a  dita
   falha é "culpa" dele mesmo.



Do outro lado da moeda, devemos elogiar prestadores de serviços que
orientam seus colaboradores(quem sabe até alocando alguns especificamente
p/ isso) a atender "por dentro da lista" alguns desses reports.
Essa postura deveria ser incentivada pelos moderadores da CAIU/NIC.BR.

Dentre os prestadores que me recordo de fazerem isso recentemente, posso
citar: Locaweb(Na figura do Glauco), Sul! Internet, CTBC...




Em 2 de janeiro de 2014 21:20, Kurt Kraut <listas em kurtkraut.net> escreveu:

> Aloha,
>
>
> Com muito espanto recebi uma mensagem de um amigo dizendo que o fornecedor
> de datacenter dele está o obrigando a assinar um NDA que exige sigilo a
> respeito de falhas do serviço e instabilidades. Caso ele tenha problemas
> com este datacenter, não poderá se manifestar publicamente relatando o
> problema. Este datacenter é um dos maiores do país, tem sede em São Paulo,
> tem produtos de colocation, dedicado e hospedagem compartilhada. Nos
> últimos 2 anos esta empresa foi citada nesta lista do CAIU diversas vezes.
> Nos episódios mais massivos panes elétricas deixaram clientes por dias fora
> do ar.
>
> Apesar de ser um assunto jurídico e não técnico e eu ser um dos defensores
> que assuntos off-topic não devam ser tratados nesta lista, creio que
> concordarão comigo que a existência deste tipo de contrato de sigilo ou
> coação de clientes a fazerem sigilo sobre a (má) performance do fornecedor
> é uma ameaça direta a esta lista de e-mails. É uma forma de impedir que os
> profissionais e empresas aqui reunidos possam trocar informações sobre
> indisponibilidade de serviços na internet brasileira.
>
> Mais alguém recebeu esse tipo de NDA, contrato ou coação? O que podemos
> fazer a respeito para proteger nossa liberdade de tomar conhecimento e
> discutir panes em fornecedores da cadeia produtiva da internet?
>
>
> Abraços,
>
>
> Kurt Kraut (listas em kurtkraut.net)
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Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação


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