[caiu] Datacenter pede NDA p/ impedir clientes se manifestem na lista caiu

Gabriel Bemfica gobemfica em gmail.com
Quinta Janeiro 2 21:50:38 BRST 2014


Não sou especialista nem em um assunto, nem em outro, mas tenho quase
certeza que esse tipo de NDA fere todas as leis relativas a direitos do
consumidor no Brasil. Não sei se muda algo por ser B2B (acho que não, mas
vejamos), mas recomendo ao cara que passou a informação consultar um
advogado especialista em direitos do consumidor, explicar o que é a Caiu e
a situação toda. Isso pode dar um processo dos grandes. Não sei de nenhuma
situação em que um fornecedor de serviços possa proibir contratualmente
reclamações sobre o mesmo. Não ofendendo ninguém, denegrindo a imagem da
empresa ou acusando sem provas, o cliente tem sim o direito de falar
publicamente (bem ou mal, não raro temos recomendações positivas de
serviços e empresas aqui mesmo na lista) sobre seu fornecedor.
On Jan 2, 2014 8:23 PM, "Richard Michelon" <richard.michelon em gmail.com>
wrote:

> Acho que isso nao pode ocorrer pois impede ate mesmo melhorias na infra
> do.datacenter pois sabemos.que so funciona na pressao
> Sou contra
> Em 02/01/2014 20:20, "Kurt Kraut" <listas em kurtkraut.net> escreveu:
>
> > Aloha,
> >
> >
> > Com muito espanto recebi uma mensagem de um amigo dizendo que o
> fornecedor
> > de datacenter dele está o obrigando a assinar um NDA que exige sigilo a
> > respeito de falhas do serviço e instabilidades. Caso ele tenha problemas
> > com este datacenter, não poderá se manifestar publicamente relatando o
> > problema. Este datacenter é um dos maiores do país, tem sede em São
> Paulo,
> > tem produtos de colocation, dedicado e hospedagem compartilhada. Nos
> > últimos 2 anos esta empresa foi citada nesta lista do CAIU diversas
> vezes.
> > Nos episódios mais massivos panes elétricas deixaram clientes por dias
> fora
> > do ar.
> >
> > Apesar de ser um assunto jurídico e não técnico e eu ser um dos
> defensores
> > que assuntos off-topic não devam ser tratados nesta lista, creio que
> > concordarão comigo que a existência deste tipo de contrato de sigilo ou
> > coação de clientes a fazerem sigilo sobre a (má) performance do
> fornecedor
> > é uma ameaça direta a esta lista de e-mails. É uma forma de impedir que
> os
> > profissionais e empresas aqui reunidos possam trocar informações sobre
> > indisponibilidade de serviços na internet brasileira.
> >
> > Mais alguém recebeu esse tipo de NDA, contrato ou coação? O que podemos
> > fazer a respeito para proteger nossa liberdade de tomar conhecimento e
> > discutir panes em fornecedores da cadeia produtiva da internet?
> >
> >
> > Abraços,
> >
> >
> > Kurt Kraut (listas em kurtkraut.net)
> > _______________________________________________
> > caiu mailing list
> > caiu em eng.registro.br
> > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
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> > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> >
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