[caiu] [off] link internacional sercomtel

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Quarta Agosto 27 23:59:31 BRT 2014

> Eu sei que a Sercomtel tem 2 ASNs,
> se me lembro um era meio que "exclusivo" para telefonia móvel.
>
> E de alguma forma sei que eles tem ligação com a Copel, pois esta é dona
de
> parte da Sercomtel.
> Mas não ví registro nenhum desse peering nos LG e HE...

Mesmo o bgp.net.br que usa infos nacionais também não achou ligação de
trânsito:
http://bgp.net.br/analysis?target=22689

Search (ASN):
  AS22689 (Internet by Sercomtel S.A.), NIC.br , IRR=no,
Upstreams (periphery topology): 2 (IPv6=2, 100%)
  AS12956 (TELEFONICA Telefonica Backbone Autonomous System,ES), RIPENCC:ES
, IRR=no, , IPv6=yes
  AS3549 (LVLT-3549 - Level 3 Communications, Inc.,US), n/a, IRR, , IPv6=yes

E a Copel tem upstreams parcialmente diferentes:
Search (ASN): AS14868 (ASN-COPEL - COPEL Telecomunicacoes S.A.), NIC.br ,
IRR
Upstreams (periphery topology): 2 (IPv6=2, 100%)
AS16735 (CTBC - COMPANHIA DE TELECOMUNICACOES DO BRASIL CENTRAL), NIC.br ,
IRR, , IPv6=yes
AS3549 (LVLT-3549 - Level 3 Communications, Inc.,US), n/a, IRR, , IPv6=yes

Sobre a pergunta original, a NET/Embratel tem o mal hábito de ter poucas
conexões nacionais e trocar tráfego brasileiro em Miami. Mas se a Sercomtel
não tiver também algumas outras conexões nacionais pode ter o mesmo
problema... para internacional NET e Sercomtel não devem ser muito
diferentes em termos de latência de caminho, só precisa descobrir que nível
de perda acontece no horário de maior movimento.

Rubens