[caiu] Youtube via GVT

Provedor Bogus provedorbogus em gmail.com
Sexta Setembro 6 12:58:55 BRT 2013

Em 6 de setembro de 2013 12:45, AndréOLiveira Sélko Internet <
andregoncalves9 at hotmail.com> escreveu:

> Acho que vc não acompanhou meu raciocínio..

Eu entendi o seu raciocínio, mas imaginei que você tivesse um volume de
tráfego tão grande que injustificasse o uso de um cache.

> Pra vc que tem esse tráfego todo é fundamental um cache ou CGC, agora pra
> mim provedor de internet no Interior do MT não!

Rapaz, pela minha experiência, todo provedor deveria ter um cache
(decente). Quando iniciamos nossas operações, há 14 anos atrás e um link de
128 kbps, colocamos um Squid. Anos depois, havia quase um rack inteiro só
de máquinas Squid até que decidimos usar uma solução profissional, mas essa
tecnologia sempre deu bons resultados, seja na maior velocidade de abertura
de páginas ou na economia com trânsito e transporte.

Talvez pra Oi e Telefônica e seus milhões de clientes não valha a pena, mas
pra um provedor pequeno (nosso caso), não dá pra viver sem.

> Só acho que o YT, a Google e a Própria GVT deveriam dar mais atenção a
> esses tipos de problemas, afinal a gente compra banda suficiente para um
> serviço ineficiente!

Eu também acho isso. É um jogo em que todos estão perdendo: do usuário
final até o Google, e pelo volume de dinheiro que o YT deve gerar para o
Google, esse investimento é dinheiro de pinga.

> Imagino que a Própria GVT já deveria ter um CGC aqui pela região, já que
> estão vindo de Curitiba!

Talvez a sua região ainda não comporte a demanda por um GGC. Quem faz essa
estatística e decide se vai colocar um GGC ou não é o Google.

> Longe de qualquer briga/desentendimento peço desculpas desde já se também
> não entendi o seu rê-raciocínio!

Você está sendo muito polido e lúcido nos seus comentários. Não há porquê
se desculpar. É sempre bom debater com gente inteligente e educada. :-)