[caiu] Youtube via GVT

Provedor Bogus provedorbogus em gmail.com
Sexta Setembro 6 12:07:47 BRT 2013

Em 6 de setembro de 2013 10:17, AndréOLiveira Sélko Internet <
andregoncalves9 at hotmail.com> escreveu:

> Pois a Google veem limitando essa questão de cache com "carrega um pouco e
> para" "https" e por ai vai...

O range request (carrega um pouco e para) é uma tendência do streaming.
Netflix funciona assim e muitos outros serviços também.

O cache que utilizamos aqui (Axcelera) enxerga isso sem problemas. Pelo
tempo que esse mecanismo já está implementado, a maioria dos caches já deve
tratar isso sem problemas. Não é nada mágico ou complexo.

> Pelo porte do meu provedor não vale o investimento, sinceramente! Não
> ganho 1 centavo dos caras!

Parabéns. Um dia eu ainda quero chegar nesse ponto. Se eu desligar os
caches da Axcelera, vou precisar de mais uns 3 Gbps de banda (e mais
investimentos em transporte e core de rede) pra suportar os picos e ~ R$
130.000/mês é uma quantia considerável pro nosso porte.

Para empresas muito grandes, também concordo que não vale muito a pena.

Imagina se as grandes operadoras não solicitassem os CGC's, o que seria do
> YT??

A maioria dos administradores de provedor tratam o YT como um inimigo, mas
ele é bem o oposto disso.
Muitas pessoas abandonam o 3G e contratam uma banda larga fixa exatamente
para ver vídeos, assistir filmes e não só para acessar o Facebook ou
e-mails, coisa que qualquer 3G por R$ 10/mês faz muito bem.
Cabe ao provedor identificar uma ferramenta de cache adequada para seu
funcionamento. No seu caso, como você deve ter uma quantidade grande de
banda, entre em contato com o Google (peering at google.com) e solicite um
GGC. Mas já te adianto que o hit ratio do GGC é muito parecido com o que
conseguíamos usando nosso cache. A vantagem pra gente é só não precisar
fazer investimentos em máquina e armazenamento, que já é grande coisa !

Abraço !