[caiu] Reunindo dossiê de ISPs com má performance p/ YouTube

Kurt Kraut listas em kurtkraut.net
Segunda Junho 3 12:34:34 BRT 2013

Aloha,

Nos dados que recebi dos provedores e coloquei no documento há uma aparente
contradição: quando pedi para citarem um bom GGC e um GGC ruim, provedores
tanto citaram o GRU como bom e como ruim. Como todos são unânimes em dizer
que o problema só acontece à noite, entre as 18h e as 23h diariamente, o
que pus na minha análise foi a hipótese que GRU (preferido pelo
roteamento/redirecionamento do Google aos conectados no PTT-SP) e os GGC da
GVT (pois clientes de trânsito dela também reclamam) ficam diariamente
sobrecarregados. E nesse momento, os ISPs se dividem em dois grupos:

- Para alguns a máquina de roteamento da CDN do Google julga os GGCs
internacionais serem uma boa alternativa p/ o GRU/GVT sobrecarregados e os
redireciona para lá (embora visivelmente não resolva ou agrave o problema).
- Para outros a máquina de roteamento julga não ser bom ou não haver
alcance (reachability) aos GGCs estrangeiros e faça chuva ou faça Sol os
deixa em GRU ou GVT que naturalmente já está degradado.

Como esse chaveamento é feito por DNS (mais especificamente pelo FQDN que é
renderizado no código HTML do YouTube), isso pode contornar critérios de
prevalência do BGP que estamos acostumados usar. Muito embora a divisão dos
ISPs nos dois grupos acima me parece que a máquina de decisão de
redirecionamento da CDN do Google (que escolhe que ISP irá ser atendido
para aquela requisição por qual GGC) deve levar em conta dados obtidos por
BGP.

Abraços,

Kurt Kraut