[caiu] Reunindo dossiê de ISPs com má performance p/ YouTube

Kurt Kraut listas em kurtkraut.net
Sábado Junho 1 16:33:42 BRT 2013

Aloha pessoal,

Realmente a ideia do DIY (Faça você mesmo) or BYOD  (Traga o seu
dispositivo) do GGC é valiosa. Ajudaria a pulverizar os GGCs do Google sem
qualquer tipo de investimento além de tempo. Eles vão ter N dúvidas e
preocupações a esse respeito e tentarei fazer a defesa e a articulação
desse modelo nas conversas que estou tendo com eles por causa deste
relatório.

O que eu já tinha pensado é perguntar porque deliberadamente eles fazem os
vídeos do YouTube não serem cache-friendly, não serem Squid-friendly.
Porque se eles entregassem os vídeos do YouTube com o cabeçalho HTTP
Expires, do dia para noite, chuto que ~40% do tráfego deles cairia por se
tornar desnecessário enviar vídeos para ISPs que já os tem cacheado. Eu
suponho que eles tenham medo de deixar armazenado em múltiplas máquinas na
internet, mesmo que em caches, vídeos que  eles quiseram tirar (por
violação de direito autoral, por exemplo), muito embora o risco prático de
alguém no Squid resgatar um vídeo que o YouTube não quer que seja violado é
bem pequeno. Deve ter algum motivo para eles dificultarem o cache de vídeos
do YouTube, mas é uma iniciativa em vão: N empresas especializadas e muitas
do Brasil criam produtos especificamente com essa finalidade.

Abraços,

Kurt Kraut