[caiu] Fwd: Re: [Membros-sp] NIC.br/PTT.br - Sao Paulo - 20131204 Evento/Event

Rafael Cresci rafael em cresci.com.br
Sexta Dezembro 6 11:38:34 BRST 2013

> US$ 0.82/Mbps era o preço da Level3 para 5Gbps em abril desse ano.
> Não entendo como alguém nos EUA compra 1 Gbps pagando US$ 13,000, se 5 Gbps
> custam US$ 4,100. Não faz sentido e o americano não é brasileiro. Eles lá
> sabem quanto as coisas custam e não aceitam pagar preços abusivos.

Você se esqueceu de uma máxima, You get what you pay for. Essa percepção também existe nos EUA e faz optar por serviço mais caro de um mesmo provedor, desde que os acessórios/condições sejam diferentes. E também existe o fator "se é muito barato então é ruim ou não é tão confiável" que eu também vi muitas vezes nos meus ultimos 4-5 anos operando nos EUA diretamente e lidando diariamente com contratos com carriers e brokers.

Existem outros fatores que influenciam neste preço. O que eu mencionei foi o preço de tabela, que é público e está em http://diapricing.level3.com

Primeiro: este valor que você mencionou não é direto com a Level3 (a menos que você seja uma conta muito grande), e sim através de resellers. Resellers podem usar do seu commitment agregado e te dar uma porta direta, ou mesmo não te revender uma porta direta mas sim apenas rotas level3 conectado ao roteador do revendedor.

Segundo: o suporte e atendimento: assim como no Brasil (e recentemente eu tive um cliente com problema semelhante na GVT), você só vai ter atendimento decente a partir do gasto de uma valor acima de $XX,XXX. Abaixo disso, contente-se com o 0800 e atendentes idiotas. Ou abrir ticket por email. Já gastando mais, você tem um gerente de contas pra encher o saco além de acesso a níveis superiores de escalation que o cara que comprou a centavos não tem (e nem deveria, visto que pelo preço que está pagando, o suporte é "vire-se ou mude seu BGP para outro carrier até resolver".

>Você deve estar falando de Oi, Embratel, GVT. Elas não são operadoras.
>Falta muito pra chegarem nesse nível.

Esqueceu da Algar/CTBC, onde a vendedora nem sequer sabia quem era Highwinds, Internexa, G8, NTT (que é uma tier 1!)...