[caiu] Fwd: Re: [Membros-sp] NIC.br/PTT.br - Sao Paulo - 20131204 Evento/Event

Douglas Fischer fischerdouglas em gmail.com
Quinta Dezembro 5 17:54:11 BRST 2013

Rubens, já que tocou nesse assunto.

Um conhecido me comentou que há um certo tempo as regras de impostos sobre
interconexão de voz foram alteradas, onerando bastante a planilha de custos
de operadoras STFC, principalmente de pequenas.

Pelo que entendi, antes aceitava-se a compensação de interconexões entre
operadoras. Ex.:
 - Operadora-A fez 50 interconexões para Operadora-B
 - Operadora-B fez 40 interconexões para Operadora-A
    No final do mês operadora operadora A
    emitia nota fiscal contra operadora B
    de 10 interconexões e pagava imposto
    sobre essas 10 interconexões.
Depois das alterações das regras, as duas operadoras precisam emitir notas
e pagar imposto sobre todas as interconexões.

Depois de contada a historinha...
Fico me perguntando se não existe nenhuma reengenharia fiscal nesse gênero,
porém com o intuito de reduzir a carga, no atual mercado de interconexões
internet no Brasil.

Em 5 de dezembro de 2013 17:43, Rubens Kuhl <rubensk em gmail.com> escreveu:

> PTT-SP.
> (fora,
> >

> Mas ainda há muito a melhorar no custo de tráfego nacional, por causa de
> uma distorção nos acordos de interconexão classe V entre grandes operadoras
> que hoje tornam o tráfego nacional mais caro que o internacional. Isso
> acaba impactando todas as redes nacionais, mesmo quem está no ATM de todos
> os PTTs, pois sempre há tráfego nacional para redes que não estão em PTTs.

> Os acordos bilaterais também são contabilizados. E às vezes duas vezes,
> [...]

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação