[caiu] Fwd: Re: [Membros-sp] NIC.br/PTT.br - Sao Paulo - 20131204 Evento/Event

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Quinta Dezembro 5 17:43:19 BRST 2013

> parte
>

> Rapaz, nós somos um provedor pequeno com uma porta de 10Gigabits no PTT-SP.
> Posso afirmar sem medo de errar que oferecemos uma qualidade de serviço
> substancialmente melhor (inclusive em valores) porque existe o PTT.BR e
> nós
> não pagamos 1 centavo pra ter acesso a uma estrutura tão fundamental (fora,
> o acesso até ele, é claro !).

Mas ainda há muito a melhorar no custo de tráfego nacional, por causa de
uma distorção nos acordos de interconexão classe V entre grandes operadoras
que hoje tornam o tráfego nacional mais caro que o internacional. Isso
acaba impactando todas as redes nacionais, mesmo quem está no ATM de todos
os PTTs, pois sempre há tráfego nacional para redes que não estão em PTTs.

> Mas o que a gente vê nos gráficos ? Só o ATM ou esse tráfego de acordos
> bilaterais é também contabilizado ali ?

Os acordos bilaterais também são contabilizados. E às vezes duas vezes,
pois se um participante X contra trânsito de um Y e vende para um Z, os
mesmos pacotes contam em dobro... mas dá para suspeitar que boa parte do
tráfego venha do ATM, onde estão os grandes provedores de conteúdo.

Rubens