[caiu] É normal perder pacote usando juniper!

Domingo Março 11 16:18:30 BRT 2012

Muito bom Tadeu, explanou muito bem o assunto, contudo um ponto a ser
analisado.

Em 11 de março de 2012 15:43, Marcos Tadeu <marcos at telecom.uff.br> escreveu:

> [...]
> 1) Todo link opera na capacidade máxima, durante o período em que está
> transitando dados.
> 2) A ocupação percentual é SEMPRE uma média entre o tempo em que está
> transmitindo (sempre a 100% da capacidade) e o tempo total considerado
> para tirar a média.
> Então, no limite (engenharia/matemática), quando o tempo de medição em
> que se tira a média tende para zero, ou você vai ter 100% de ocupação,
> se o canal estiver transmitindo, ou vai ter 0%, no intervalo entre
> transmissões. E ai? Seu link está sempre saturado, ou sempre vazio? Os

A interface não terá sempre 100% de utilização, a velocidade de transmissão
será sim na maior velocidade da interface ( se considerarmos
1000Mbits/Segundo, será sempre 100% em condições operacionais adequadas),
porém precisará de 100Mbits de dados para enviar naquele segundo para
utilizar a interface em 100% no dado segundo, do contrario será usado a
velocidade toda de transferencia para transferir XMbits, em resumo se um
cliente tem 10Mbits de dados, para enviar esses 10Mbits será enviados em
uma velocidade de 100Mbits/Segundo, porem na medição demonstrará que ele de
fato utilizou apenas 10% do total da interface.

Espero que compreenda, acho que ficou meio confuso !!

> [...]
> limitação de configuração ou pequena capacidade física em sistemas SOHO,
> ou grande divergência de banda devido a picos de tráfego. Nestes casos,
> pacotes são descartados. Configurações de QoS também podem alterar este
> quadro, colocando determinados tipos de pacotes em filas diferentes, com
> seu próprio buffer. Assim, é possível a um provedor mascarar a saturação
> para seus clientes, ao fazer pings passarem que é uma maravilha, devido
> à prioridade, enquanto a saturação só aparece para P2P, com fila pequena
> e banda limitada, ou outros, como TCP/80, na fila "normal".

Infelizmente tratamento de QoS pode vir a ser um tiro no Pé pois o que se
economiza de banda se perde em processamento, latencia adcional.
É valido para ambientes empresariais, contudo fazer isso em Provedor, e
esse provedor ter um crescimento exponencial de clientes em curto espaço de
tempo, tenderá a ter uma queda na qualidade do serviços devido ao alto
consumo de CPU dos roteadores que tratarão o QoS.

> 5) Por último: o que foi prometido para o cliente? Não é a toa que aDSLs
> garantem, em contrato, apenas 10% da banda. No caso de momentos de pico...

Por isso que venho me tornando fã da GVT, eles garante o contratado dentra
da rede deles.

> 6) A garantia, quando existe, é só no link última milha. Ninguém dá
> garantia fim a fim na internet.
>
> Então, 5 minutos de média está muito bom para estatística e avaliação de
> necessidade de aumentar a capacidade de seu link de dados. Mas tudo
> depende do que está nos contratos com seus clientes.
> Link para internet é uma coisa. Rede coporativa tipo MPLS é outra...

Mais todos abordam sistemas de telecomunicações com as mesmas
caracteristicas operacionais, o que muda realmente é o foco e criticidade
do serviços.
Não conheço realmente se hã MPLS entre Operadoras, para tanto elas estão
limitadas internamente na rede da instituição, enquanto que Internet mesmo,
passa da esfera técnica para a esfera politica e economica.

> Abcs,
> --
> Marcos Tadeu

> onde apenas aparece a media de 5 minutos.

> de link quando, na verdade, você deve ter perdido pacotes nos 3 primeiros
> minutos, porque cada minuto já é uma media (você esta medindo Mb/segundo)!

> [...]

:=)>BattleMaster<(=:

Flamers > /dev/null !!!