[caiu] É normal perder pacote usando juniper!

Marcos Tadeu marcos em telecom.uff.br
Domingo Março 11 15:43:20 BRT 2012

> Você tem de começar a ter monitoramento na casa dos segundos, é outra
visão do negocio.

E ai, neste caso de monitorar média de uso durante um segundo, você
chegará a conclusão de que seus links tem que ser de (número de clientes
simultâneos) * (capacidade da interface ethernet de cada um).
Se quiser monitorar em segundos ou milesegundos, chegarás a conclusão
que nenhum link menor que a capacidade de sua interface ethernet é
suficiente, pois sempre chegarão a 100% (neurose pura).
É necessário bom senso e ler os contratos com os clientes.
Lembremo-nos:
1) Todo link opera na capacidade máxima, durante o período em que está
transitando dados.
2) A ocupação percentual é SEMPRE uma média entre o tempo em que está
transmitindo (sempre a 100% da capacidade) e o tempo total considerado
para tirar a média.
Então, no limite (engenharia/matemática), quando o tempo de medição em
que se tira a média tende para zero, ou você vai ter 100% de ocupação,
se o canal estiver transmitindo, ou vai ter 0%, no intervalo entre
transmissões. E ai? Seu link está sempre saturado, ou sempre vazio? Os
dois! Por isso se usa média.
3) Os pacotes chegam via ethernet a 100Mbps ou 1Gbps (ou mais). Então,
durante o tempo decorrido desde a chegada do pacote no roteador e o
término de sua transmissão pelo link, o canal estará "saturado", ocupado
a 100%, até o buffer de transmissão ser esvaziado.
4) A perda de pacotes com canais fisicamente OK (sem perda no enlace
físico) só ocorre se o tamanho da memória do buffer de transmissão não
for suficiente para guardar os próximos pacotes que chegarem, seja por
limitação de configuração ou pequena capacidade física em sistemas SOHO,
ou grande divergência de banda devido a picos de tráfego. Nestes casos,
pacotes são descartados. Configurações de QoS também podem alterar este
quadro, colocando determinados tipos de pacotes em filas diferentes, com
seu próprio buffer. Assim, é possível a um provedor mascarar a saturação
para seus clientes, ao fazer pings passarem que é uma maravilha, devido
à prioridade, enquanto a saturação só aparece para P2P, com fila pequena
e banda limitada, ou outros, como TCP/80, na fila "normal".
5) Por último: o que foi prometido para o cliente? Não é a toa que aDSLs
garantem, em contrato, apenas 10% da banda. No caso de momentos de pico...
6) A garantia, quando existe, é só no link última milha. Ninguém dá
garantia fim a fim na internet.

Então, 5 minutos de média está muito bom para estatística e avaliação de
necessidade de aumentar a capacidade de seu link de dados. Mas tudo
depende do que está nos contratos com seus clientes.
Link para internet é uma coisa. Rede coporativa tipo MPLS é outra...

Abcs,
--
Marcos Tadeu