[caiu] RES: RES: Planos de contingência das teles

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Quinta Abril 26 13:54:50 BRT 2012

Em 26/4/2012 13:30, Henrique de Moraes Holschuh escreveu:

> Só que enterrar fibra ao lado de via férrea é tão ou mais complicado que
> enterrar ao lado de rodovia, e a mesma está sim sujeita a rompimentos
> quando tem obra para fazer passagem de nível, ou quando há
> algum acidente ferroviário.
>
> Por debaixo da linha férrea? Esquece. Da mesma forma que não se
> enterra debaixo do asfalto de uma rodovia, onde os dutos vão nos
> canteiros centrais e laterais, a fibra subterrânea ao longo de via
> férrea vai enterrada nas laterais, fora do leito dos trilhos.

Embora sei das dificuldades, porem creio que se utilizar trilhos de trem
junto com os dutos na rodovia ficará mais complicado para uma
retroescavadeira danificar os cabos, ou resolver de vez deixando os
dutos suspensos do chão a uma boa distancia das rodovias ( 15 Metros
)para que possíveis acidentes não venham a danificar o cabo.

Outra forma para minimizar ao maximo o acesso/acidentes em tais cabos
seria a utilização de cabos submarinos ao longo da costa com pontos de
interconexão nas capitais/cidades próximo dela assim como usar os rios
com a via de passagem ( raramento vejo obras em rios ), sem contar que o
custo de implantação é significativamente menor se for comparar todo o
trabalho que é de enterrar o cabo.

São sugestões,

--
"Quando a Morte decide contar uma historia,
A melhor ação que possa fazer é ouvi-la,

Flames > /dev/null ( by Irado !! ).
RIP Irado!

Paulo Henrique.
Analista de Sistemas / Programador