[caiu] GVT nao abre twitter

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Sexta Março 25 11:16:31 BRT 2011

Pina,

Eu enquanto estava do lado operadora, tinha como primeira tentativa
tentar colocar uma rota estática para o IP que eu não conseguia
acessar saindo pela operadora que perdia o processo de decisão de BGP.
Assim, dava para verificar que o problema era esse de forma rápida sem
ter que fazer route-map etc. ; se isso funcionasse, aí sim eu fazia um
route-map e abria um chamado com a operadora nacional/internacional
por onde não estava funcionando.

Eu considero uma expectativa razoável sobre GVT e Vivo, que tinham a
TIWS como alternativa funcional para chegar ao Twitter, que fizessem
algo assim e tivessem recuperado esse acesso ainda na noite em que ele
foi detectado.

> Sim, eu sei que você tem datacenter e não operadora. Apenas comentei que o
> feedback da *Global* (que é uma operadora) IMHO foi demorado.

Eu também achei, especialmente considerando que a GBLX também tem
clientes finais que devem ter reportado esse problema logo que ele
começou; NET Virtua de SP, por exemplo.

> Certo, e eu só gostaria de entender o que ocorreu tecnicamente já que havia
> certa conectividade entre essas redes pois o ping funcionava mas os pacotes
> para porta 80 não.
> A única coisa que posso imaginar no momento é devido ao tamanho dos pacotes,

Problemas de MTU infelizmente tem afligido tanto a GBLX quanto a TIWS
nos anos recentes. É uma pena que o TTM, projeto de medição do RIPE
que tem diversos pontos de medição no Brasil patrocinados pelo NIC.br,
só mede MTU de IPv6. Problemas de MTU em IPv4 parecem ser uma
peculiaridade sul-americana, aparentemente causada por soluções de
recuperação de circuitos por tunelamento.

Rubens