[caiu] desconexao rota eua

IPTelligent Sysop sysop em iptelligent.com
Segunda Setembro 20 23:30:25 BRT 2010

Eduardo,

Hostnoc é apenas um nome "genérico" que eles dão ao domínio dos
reversos e do helpdesk, uma vez que eles têm diversas revendas (é como
"white-label datacenter"). O nome da empresa é Burst.net (AS 21788).

Eles têm problemas recorrentes (já há quase 10 anos) muito por causa
do grande overselling de banda que fazem, e sua qualidade duvidosa é
conhecida do mercado americano, porque são o datacenter mais barato do
país com um serviço mais ou menos decente (os mais baratos que eles
são golpes para arrancar dinheiro dos outros). Hoje em dia eles
melhoraram o hardware que vendem, porque passaram a usar energia
eólica (antes eles eram conhecidos por vender máquinas muito velhas
com configurações ultrapassadas, por um valor em torno dos US$ 30
mensais; e a linha melhor deles vinha com muita banda). Em resumo, é
bom, barato e funcional e confiável para o que se propõe.

Obviamente, o nicho de mercado deles impede que tenham uma seleção de
banda de qualidade ou mesmo sequer que liguem para isso e para
reclamações individuais. Eles até trabalham junto com o cliente para
tentar resolver isso, mas o relacionamento deles com as operadoras é
de tanta barganha que eles não podem "reclamar muito" ou reforçar
pedidos, porque para as operadoras é um cliente que "não vale a pena"
manter (nos EUA a filosofia é, para todas as áreas, "what you pay is
what you get", se vc compra um carro de 500 dólares, não vai querer a
mesma performance e coisas do carro de 10 mil, e muito menos o do de
100 mil). E os caras têm milhares de clientes, logo, reclamação de um
ou dois não vai nem fazer cosquinha e eles não estão nem aí pra isso.

Mas, segundo estava lendo em fóruns, o problema deles nestes últimos
meses parece ser no peering de um dos uplinks deles (Level3 acho, não
lembro no momento) com a Tele(a)fónica, que por sua vez é peering
gratuito e tem sofrido constantes problemas nas rotas do sudeste dos
EUA. O problema parece ser aleatório (precisaria de confirmação
detalhada, estou passando o que vi de ouvido), depois que sai de Miami
(onde eles têm capacidade suficiente, já que é onde a fibra pousa)
pode dar problema na rota para Dallas ou para Atlanta (e a Telefônica
faz peering em Washington, ou seja, tem de passar por Atlanta) por
falta de capacidade de bursting ou coisa parecida. Caso parecido têm
ocorrido com os clientes da Softlayer quando vêm pela Telefônica,
agora que trocam tráfego em Miami, parece que a seção Dallas-Miami ou
Washington-Miami é feita via fibra da Softlayer (e não mais da
Telefônica) e tem estado saturada mais do que a fibra direta da
própria Telefônica.
E agora eles (a Burst.net) têm estado na imprensa por razão de terem
censurado e fechado um site de blogs públicos (blogetry.com) a pedido
das autoridades, Isso atrai normalmente a ira daqueles defensores
incondicionais da liberdade de expressão, e não é incomum que DDoS
venham em seguida.

Com a Oi é diferente, eles alcançam a Burst via link/peering de Nova
Iorque e não sofrem desse problema.

Em suma: não tem muito o que fazer, é sentar e chorar. Nem a Level3
nem a Telesurda vão se manifestar porque a troca de tráfego entre eles
é gratuita. Talvez se a Burst fizesse peering DIRETO com a Telemuda as
coisas mudassem, mas aí depende de negociação e política (a Telecega
só troca tráfego nos EUA em no mínimo 2 pontos e com no mínimo 6Gbps
BALANCEADOS; senão, você tem de fazer peering pago com no mínimo 1Gbps
e ainda vai ter de pagar o backhaul entre a localidade em que está, e
os pontos em que eles estão - ou Washington ou Dallas).

[]s
Rafael Cresci
IPTelligent